21 dez, 2020

Por Gilda Palhares

Um olhar holístico – Seis Recursos que geram Bem-estar

WOHASU®Foundation é uma organização internacional, sem fins lucrativos, com foco na educação para a felicidade e o bem-estar. Sua missão é criar uma comunidade global positiva, dedicada à implementação de ferramentas práticas baseadas em evidências da ciência da felicidade.

Em 2018, tive a oportunidade de participar do “World Hapiness Summit” em Miami e, desde então, acompanho as publicações da fundação através do site www.worldhappiness.com.

Na página inicial, somos presenteados com o infográfico “Um Olhar Holístico – Seis Recursos que Geram Bem-Estar”. São eles:

  1. “Mindfulness” – estabelecer uma consciência interior, com foco no momento presente. Focar a atenção no hoje, desligando o piloto automático, reduz o stress, aumenta a criatividade e performance.
  2. Física – praticar atividades que geram bem-estar físico. Aqui, vai uma dica de atividade que pratico e é extremamente diverdita: a dança rítmica. Logo, encontre uma atividade prazerosa e desfrute de seus benefícios.
  3. Propósito – encontrar significado na vida pessoal e profissional. O próposito está relacionado a encontrar o seu porquê. Declare o seu porquê.
  4. Comunidade – contribuir para a harmonia do ecossistema. Um olhar compassivo, onde o sentir e o agir estão conectados.
  5. Financeiro – desenvolver uma conscência financeira saudável. Uma amiga especializada em educação financeira, outro dia, comentou sobre o que ela chama de “3G’s”: ganhar, guardar e gastar, sendo este último com sabedoria.
  6. Social – criar, manter e sustentar relacionamentos interpessoais positivos. Aqui, citarei dois estudos:
  • O de PhD Martin Seligman, mentor da Psicologia Positiva, onde dos 5 ingredientes que geram bem-estar um deles são “relacionamentos positivos”.
  • O de “Harvard Study of Adult Development”, com mais de 75 anos de duração, relata que a melhor maneira para garantir nossa saúde física e mental são as relações pessoais positivas.

 

É importante salientar que os seis recursos acima são independentes entre si, embora possuam o mesmo propósito que é gerar bem-estar.

Que tal levar uma vida boa colocando em prática os seis recursos acima?

 

Fonte: WOHASU®Foundation