01 mar, 2021

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar: “Mulheres Incríveis”

Esta sessão será dedicada ao Dia Internacional da Mulher. Resolvi relembrar filmes biográficos sobre mulheres com histórias inspiradoras na área científica. Durante séculos, elas deram contribuições importantes para as ciências mas, em muitos casos, demorou para que suas descobertas fossem reconhecidas. Mulheres que mudaram para sempre a forma como olhamos e percebemos o mundo.

O filme “Alexandria” conta a história de Hipátia (Rachel Weisz), professora de astronomia e filósofa, considerada a primeira matemática da humanidade. Pupila de Plotino, viveu em Alexandria, no Egito, entre os anos 355 e 415, época da dominação romana e ousou ser professora numa época onde as mulheres não podiam fazer quase nada, muito menos ter acesso ao conhecimento. Sua trajetória é uma inspiração até hoje.

“Marie Curie: The Courage of Knowledge” mostra a luta da física e química Marie Curie (Karolina Gruszka) por reconhecimento na comunidade científica francesa, no início do século XX, dominada por um ambiente hostil e machista. Não conseguindo estudar em seu próprio país (Polônia), pois a Universidade de Varsóvia não aceitava mulheres, a jovem decide ir para França. Sua maior contribuição foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos. Marie foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris e a primeira a ganhar um Prêmio Nobel. Também também deixou outro legado duradouro – influenciando gerações de mulheres a perseguirem seus próprios sonhos de exploração e descoberta científica.

“Nas Montanhas dos Gorilas” retrata o célebre trabalho da naturalista Dian Fossey (Sigourney Weaver), em meados dos anos 60. Após viajar às montanhas africanas de Ruanda para estudar gorilas, passa a militar na causa, defende-os das garras de caçadores. Uma jornada de amor pela ciência e pelo direito dos animais.

“Temple Grandin”. Inspirado na biografia homônima, acompanha a jornada de uma mulher autista (Claire Danes) que se torna uma das principais cientistas da indústria de manejo de animais em fazendas e abatedouros. Grandin tinha consciência de que o medo intenso, nascido de uma hipersensibilidade ao som e ao toque, era comum tanto aos autistas quanto aos animais, e assim, dedicou sua vida a criar sistemas para aliviar a ansiedade de ambos os grupos. Fonte extraordinária de inspiração para crianças autistas, seus pais e todas as pessoas. Em 2010, ela foi considerada pela Revista Time uma das cem pessoas mais influentes do mundo na categoria “Heróis”.

“Nise: O Coração da Loucura conta a história homônima de uma médica psiquiátrica (Glória Pires) que, nos anos 50, não acreditava na eficácia dos tratamentos convencionais de esquizofrenia, que incluíam eletrochoques e lobotomia. Foi excluída e ridicularizada por outros médicos ao apresentar uma proposta de tratamento com foco na terapia ocupacional utilizando a arte, contato com os animais e o amor.

“Estrelas Além do Tempo”. Já conversamos sobre este filme em março de 2017, também para homenagear o Dia Internacional da Mulher. Baseado em fatos, conta como um grupo de mulheres afro-americanas (interpretadas por Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe) foi fundamental para algumas das maiores missões da NASA, dentre elas o lançamento do astronauta John Glenn para a órbita da Terra. O filme apresenta, com muita propriedade, o cenário sociopolítico da época e como essas mulheres conseguiram ultrapassar a barreira relacionada à raça e gênero para serem bem-sucedidas nessa missão pioneira.

Um trabalho extraordinário ganha destaque mesmo quando somente uma das pessoas está envolvida nele, mas a mágica está no fato de inspirar e gerar interesse para muitas outras pessoas. Ressaltando que todas tinham um propósito muito bem definido e que vai de encontro à ideia da importância de desenvolver ações que possam beneficiar mais os outros.

Viva o Dia Internacional da Mulher!

 

Fonte: filmes “Alexandria”, “Marie Curie: The Courage of Knowledge”, “Nas Montanhas dos Gorilas”,”Temple Grandin”, “Nise: O Coração da Loucura” e  “Estrelas Além do Tempo”.