29 mar, 2021

Por Beth Accurso

Consultor de RH: entenda seu papel

Está pensando em se tornar um consultor de RH? Seja de forma independente, seja junto a uma empresa de consultoria, essa é uma área de atuação bastante atrativa, tanto para o profissional de Recursos Humanos quanto para as empresas clientes. Existem várias possibilidades de atuação, mas é preciso se preparar adequadamente para ser requisitado pelas empresas.

Neste artigo, vamos explicar o que faz um consultor de RH e em quais processos do setor ele pode atuar. Além disso, listaremos as principais habilidades que um bom consultor deve desenvolver e como fazer para se inserir nesse mercado. Confira!

O que faz um consultor de RH?

A principal função de um consultor de RH é auxiliar a empresa na obtenção de melhores resultados em relação à gestão de pessoas. Para isso, esse profissional deve ser capaz de diagnosticar problemas ou aspectos que podem ser otimizados no RH, além de definir as soluções e melhorias a serem feitas.

Outro ponto importante da atuação é a análise do cenário atual e, frente aos objetivos apresentados pela empresa, estabelecer metas concretas e alcançáveis, bem como traçar caminhos para atingir os resultados esperados.

Em quais processos um consultor de RH pode atuar?

O consultor de RH pode atuar em todos os subprocessos do setor, mas algumas áreas geram resultados mais expressivos para o negócio, tornando-se mais demandadas pelas empresas clientes. Acompanhe!

Recrutamento e seleção

Encontrar as pessoas certas para ocupar cada cargo em uma empresa é um grande desafio para muitos gestores. Nesse sentido, uma consultoria de R&S pode possibilitar um processo seletivo mais eficiente, utilizando ferramentas e muito conhecimento de mercado para definir os requisitos de cada vaga, com maior precisão para encontrar os profissionais que melhor se encaixam.

Desenvolvimento de profissionais

Desenvolver pessoas é mais um desafio que nem sempre as organizações estão preparadas adequadamente para enfrentar. Assim, o consultor de RH pode ajudar tanto as empresas a montarem um plano de desenvolvimento de talentos mais alinhado com os objetivos do negócio quanto os profissionais que estão em busca de recolocação no mercado e precisam se manter atualizados.

Clima organizacional

É o termômetro que mede a qualidade das relações interpessoais no ambiente empresarial. Um clima ruim provoca reações negativas em cadeia e pode ser altamente perigoso para o sucesso de um negócio. Nessa situação, o papel do consultor de RH é o de identificar os pontos de melhoria e desenhar um plano de ação que reverta a situação e proporcione um clima mais saudável e produtivo.

Gestão estratégica de pessoas

O consultor de RH é um profissional que tem como premissa uma atuação estratégica dentro das empresas. Nesse sentido, ele aborda o capital humano como uma das grandes potências de desenvolvimento do negócio e busca formas de integrá-lo ao planejamento estratégico, possibilitando uma gestão mais eficiente e frutífera.

 

Fonte: https://blog.solides.com.br/consultor-de-rh/