01 abr, 2021

Por Beth Accurso

Consultor de RH: principais características e como ingressar na área

Quais são as características de um bom consultor de RH?

Assim como acontece em qualquer tipo de profissão, para se tornar um bom consultor de RH é importante que algumas habilidades sejam desenvolvidas. Isso envolve tanto as soft skills quanto as hard skills.

Conhecimento técnico aprofundado

O consultor de qualquer área é um ponto de referência dentro de uma empresa, portanto, espera-se dele um grande conhecimento sobre o assunto ao qual se dedica. Logo, fica evidente a importância de aprofundar os conhecimentos técnicos sobre a área de RH, tanto no que diz respeito ao funcionamento dos processos quanto ao uso das metodologias e ferramentas de gestão.

Boa capacidade analítica

A primeira soft skill que destacaremos é também uma das mais importantes para um consultor, trata-se da capacidade analítica. Ao chegar na empresa cliente, um bom consultor deve conseguir enxergar a situação com um olhar crítico, ponderando particularidades do negócio e avaliando quais são as práticas de mercado que podem ajudá-la a obter melhores resultados com uma gestão de pessoas mais eficiente.

Habilidade em negociação e intermediação

Outra soft skill imprescindível é a habilidade de se comunicar bem, de convencer as pessoas e intermediar conflitos. Ao longo de todo o processo da consultoria, haverá momentos em que o consultor precisará dar feedbacks para os gestores e colaboradores, ainda, terá que convencê-los a mudar alguns hábitos e, até mesmo, fará ponte entre pessoas que não estejam trabalhando bem em conjunto.

Manter-se constantemente informado e atualizado

Por fim, é importante que o consultor de RH esteja sempre em busca de novidades, principalmente no que diz respeito a novas metodologias e ferramentas em gestão de pessoas. Além de auxiliar na entrega de resultados cada vez melhores, isso ajuda a melhorar a imagem que o profissional constrói sobre si no mercado.

Como começar na área de consultoria em RH?

Por ser uma área que demanda bastante conhecimento, a primeira providência a ser tomada é buscar qualificações. Para tanto, é possível começar fazendo cursos online gratuitos, para se inteirar melhor sobre os temas e investir naqueles que ajudarão a se especializar. Outra dica é acompanhar pessoas, empresas e eventos da área. Logo, comece a seguir especialistas em RH no LinkedIn, participe de eventos online e gratuitos e, o mais importante, converse com essas pessoas e crie uma rede de contatos. Isso será fundamental para conseguir os primeiros clientes ou mesmo uma vaga dentro de uma empresa de consultoria.

Como vimos, o consultor de RH cumpre um papel estratégico dentro das organizações. Ainda, que ele tem a capacidade de ajudar o negócio a se desenvolver por meio de uma gestão de pessoas mais eficiente e direcionada. Assim, é um profissional que precisa estar preparado para enfrentar desafios, mas que será bem recompensado pelo seu trabalho.

 

Gostou do conteúdo? Que tal começar a colocar uma das dicas em prática agora mesmo?

 

Fonte: https://blog.solides.com.br/consultor-de-rh/