04 maio, 2021

Por Beth Accurso

Diversidade no trabalho: os desafios desta gestão nas empresas

Acompanhe quais são os pontos que desafiam a gestão de diversidade nas empresas e dicas para lidar em cada situação.

A diversidade vem ganhando espaço com os anos, principalmente na gestão de empresas. Com a Lei 8213/91 que valoriza o espaço de Pessoas Com Deficiência a ter direito à inclusão em empresas e instituições, o tema cresceu não só para este público.

A relação sobre a diversidade, agora, simboliza um todo: cultural, social, racial e sexual, incluídas também em Estatutos.

Assim, o papel da empresa sobre isso é trabalhar a inclusão, gerando oportunidades de crescimento dentro e fora deste ambiente. Na teoria isso é ótimo, mas na prática pode ter desafios.

O que a diversidade constrói no meio corporativo

A empresa que agrega e apoia a diversidade só atrai benefícios por vários fatores no ambiente de trabalho, desde as trocas de experiências entre os colegas até o desenvolvimento da empresa.

Outra questão que traz como benefício é o valor agregado que uma empresa diversa traz para a sociedade, se destacando com seus serviços e produtos, consolidando muita importância.

Com isso, a empresa pode aumentar produtividade, gerando números positivos para a saúde financeira da corporação, além de se destacar entre as demais empresas do mercado.

A empresa que é inclusa aumenta as possibilidades e visões dentro e fora da empresa, que podem gerar mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Dessa forma, é possível ver as seguintes vantagens quando cuida da diversidade e inclusão na gestão de empresa:

Time mais criativo

Com tantas experiências diferentes, culturas e vivências, a criatividade poderá ser um fator positivo neste ambiente em que prevalece a diversidade, assim como capacidade de inovação e motivação dos trabalhadores são suscitados.

Com isso, é possível que as equipes desenvolvam mais soluções inovadoras e que podem ser combinadas para elevar o nível de crescimento da empresa, interna ou externamente.

Clima organizacional mais favorável

Quando há gestão de diversidade estabelecida, pode favorecer, com o tempo, que o ambiente de trabalho seja agradável no dia a dia, fortalecendo o trabalho em equipe e os relacionamentos interpessoais.

Dessa forma, pode haver uma melhora na convivência entre os colegas de trabalho, e em relação ao trabalho de equipe, amplia também na resolução de problemas com intenção de trazer soluções.

Diminuição da rotatividade de pessoal

A taxa de turnover tende a diminuir quando o clima organizacional está mais harmonioso e quando os colaboradores podem contar com a empresa. Isso acontece porque os colaboradores passam a reconhecer na empresa um local de crescimento, tanto pessoal quanto profissional.

Esse ponto é muito importante para qualquer empresa, já que uma grande quantidade de desligamentos pode gerar custos altíssimos com treinamento de novos colaboradores e processos com demissões, prejudicando a saúde corporativa.

Mas para alcançar estes propósitos, alguns desafios podem surgir. Vejam alguns no próximo posts sobre o assunto.

Este artigo foi escrito pelo Psicologia Viva.