05 maio, 2021
Por Gilberto Ururahy
Os cuidados para se fazer um check up médico
Diferente de hospitais, clínicas de check up são sinônimo de saúde, não de doença
No último ano, em decorrência da Covid-19, fomos exaustivamente expostos a imagens de hospitais lotados, pacientes internados, falta de leitos, busca por respiradores. Uma tradução realista do que é o sistema hospitalar no Brasil. Tudo isso se refere ao tratamento de doentes, uma das facetas da Medicina. O check up médico, por sua vez, ocupa outra vertente diametralmente oposta: a promoção de saúde e do bem-estar.
A diferença de propósito entre hospitais e clínicas de check up ficou ainda mais evidente na pandemia. Hospitais criam os melhores e mais modernos meios de suporte à vida do doente. Já nosso papel é fazer o trabalho preventivo, em busca de saúde, evitando que o cliente tenha, justamente, que recorrer ao hospital.
Estamos atravessando um momento em que o acolhimento é fundamental. As pessoas estão exaustas, física e mentalmente. Quando buscam um serviço de prevenção em saúde, evitam ao máximo ter que ir a um hospital, um lugar que sempre foi foco de infecção. Quando busca uma clínica de medicina preventiva, o indivíduo encontra o oposto do que se espera em um hospital: ambiente agradável, exames atualizados, estrutura montada com os equipamentos mais modernos, equipe treinada e respeito aos protocolos sanitários.
Em busca de inovação permanente e em concordância com o estilo de vida dos clientes da MedRio, cada vez mais interagimos com eles de forma digital, apoiados pelos recursos da inteligência artificial. Feito o agendamento do check-up (via site, WathsApp, telefone ou e-mail), o cliente recebe as instruções prévias ao check-up, responde aos nossos questionários sobre histórico familiar para doenças, níveis de estresse , ansiedade , depressão e uso de bebidas alcoólicas. No dia do check-up, o cliente é examinado por uma equipe médica multidisciplinar, realiza exames de imagens, exames gráficos e exames laboratoriais. Em 24 horas, o paciente recebe os resultados dos exames a partir do aplicativo móvel. Após tomar conhecimento dos resultados e assinalar dúvidas, uma consulta realizada por telemedicina define um programa de saúde para corrigir algum desvio apresentado a partir dos exames do cliente. Como se pode constatar, trata-se de uma metodologia que em nada lembra o modus operandi de um hospital.
Tudo isso talvez explique a razão de seguidas tentativas de se fazer centros de check up em hospitais nunca foi bem-sucedida em vários lugares do mundo. Um dos motivos de sucesso das clínicas é estar longe – física e eticamente – do ambiente hospitalar. Afinal, como é que o mesmo agente se encarrega da prevenção e do tratamento? É, no mínimo, questionável. Portanto, que cada um cumpra com a sua função, ambas fundamentais. Enquanto o hospital trata de doenças, cuidamos da saúde. E saúde é prevenção!