06 maio, 2021

Por Beth Accurso

Diversidade no Trabalho: os desafios desta gestão nas empresas – Parte 2

Inclusão

Um dos principais desafios é a verdadeira inclusão do candidato. Ainda mais nos casos PCDs que muitas empresas, mesmo realizando as contratações, esquecem de incluir este colaborador com os outros colegas.

A inclusão não envolve só colocar o colaborador dentro de uma empresa, mas fazer com que ele esteja em todos os ambientes dela, participando junto dos outros colaboradores, de forma que estes o recepcionam também.

E como pode fazer para melhorar esta gestão?

Antes de receber este colaborador, preparar toda sua ferramenta de trabalho necessária e preparar toda a empresa para receber. No caso de PCD, não só na parte estrutural da empresa, mas também em educar estes colegas de trabalho a participar do seu dia a dia.

Lidar com preconceito

Este é um grande desafio para todos os tipos de diversidade, seja física, social, sexual e cultural.

O preconceito em relação às minorias é uma questão a ser aprofundada, pois envolve toda uma construção social que precisa de adequações e melhorias, muitas vezes manifestando de forma sutil ou inconsciente.

Isso torna a tarefa de gestão da diversidade mais difícil, uma vez que os próprios colaboradores podem não perceber as atitudes de preconceito que estão reproduzindo.

E como pode fazer para melhorar esta gestão?

Em situações em que o preconceito é visto de forma explícita (a pessoa não esconde o seu preconceito diante de algum tipo de diversidade) pode ser necessário não só investir na educação deste colaborador, como também rever se enquadra dentro do Fit Cultural da empresa e diante da equipe.

Nos outros casos, para que a gestão de diversidade seja eficaz dentro da sua empresa, é importante criar estratégias de combate ao preconceito que pode existir no ambiente da empresa.

Uma das formas de realizar essa tarefa é o investimento em rodas de discussão e conversas sobre o preconceito, dando espaço para os colaboradores que se encaixam em alguma forma de diversidade compartilhem de suas emoções e histórias com todos.

Para isso, conte em buscar profissionais, como psicólogos e terapeutas para realizarem estes encontros e mediações de conflitos, buscando sempre a evolução dos relacionamentos interpessoais.

Construir o desenvolvimento profissional de cada colaborador

Para cada pessoa haverá uma forma de lidar e de tempo para seu desenvolvimento, tanto dentro como fora da empresa.

Por isso, quando se trata da gestão de diversidade, pensar no desenvolvimento profissional do colaborador de forma unânime, sem pensar nas particularidades de cada um, será um erro, podendo prejudicar a valorização do colaborador e também da empresa.

E como pode fazer para melhorar esta gestão?

Por isso, sempre direcione equipes e colaboradores a apresentar seus objetivos dentro da empresa, e junto trilhar esse caminho de acordo com a necessidade de cada um pode ser uma maneira de, junto disso, lidar melhor com a gestão da empresa.

Dessa forma, conhecer o perfil de cada funcionário só vai auxiliar ainda mais na gestão de pessoas para uma equipe mais diversa. Não só para sua evolução, mas para um relacionamento mais saudável entre todos.

Mesmo com tantos desafios na gestão de equipe e empresa, o investimento na diversidade no meio corporativo vale muito mais que os benefícios que ela pode trazer – vale por ser um grande passo na humanização das relações, construindo um futuro melhor para a sociedade.

Este artigo foi escrito pelo Psicologia Viva.