13 maio, 2021

Por Betania Tanure

Que exaustão! Onde você está, empreendedor?

Exaustão. Essa é uma sensação generalizada, um tema predominante nas conversas. São raríssimas as exceções – se é que existem. Isso é reflexo do cansaço geral. Cansaço por ficar em casa, cansaço devido a tantas restrições sociais, cansaço com põe máscara, tira máscara, passa álcool, higieniza, cansaço por conviver com a constante sensação de fragilidade, cansaço diante das dificuldades dos negócios.

O setor está em crescimento? Não importa, a exaustão está presente nas pessoas. Em meio a tudo isso, pessoas morrem e suas famílias sofrem. Não podemos permitir que isso vire rotina. Nossa indignação não deve se limitar ao sofrimento de quem está próximo de nós. Deve estender-se ao aumento da fome, que assombra dezenas de milhões de pessoas em todo o país, e ao ambiente institucional instável, que traz uma infeliz surpresa a cada dia, e alimenta nossa exaustão.

Por que decidi desenvolver um pouco mais essa discussão? Para que você compreenda que a exaustão não é só sua. Para que saiba que ela é uma doença social, e não do indivíduo.

A generalização da exaustão é uma das faces da crise que, além de econômica e sanitária, tem sua dimensão antropológica, sua dimensão afetiva. E aumenta quando vemos que, em outros países, algumas cidades já experimentam novos formatos de convivência. A experiência relativa vale mais, é nela que a sensação de justiça se manifesta. Lembra-se das discussões de remuneração? Não importava muito o “quanto”, mas sim o “meu quanto” versus o “seu quanto”. E então a constatação de que o problema não está somente em você, nem se limita a sua empresa, ajuda a calibrar a sensação de raiva, medo e cansaço.

Amplie sua visão: vivemos em um país que, infelizmente, está entre os piores no enfrentamento da pandemia. Mas podemos mudar isso. Como? Comece por constatar o problema sem ficar nas reclamações. É neste momento que a sua competência empreendedora é chamada para jogar, coloque-a em campo!

Não há cenário melhor para que os empreendedores, alguns escondidos nos corredores do mundo corporativo típico, apareçam, floresçam, façam acontecer. Agora é a hora dos que são capazes de “sentir o cheiro” das oportunidades, perceber os riscos e agir para mudar a realidade.

Se você conhece algum “reclamador de plantão” (espero que você não seja um deles), fique atento. Eles são craques em apontar o dedo para os “culpados”. Mostram-se sofisticados no raciocínio e nos diagnósticos. Falam nos corredores, virtuais em sua maioria e com velocidade de repercussão muito maior, o que aumenta o grau de turbulência das pessoas, das empresas, da sociedade. São normalmente barulhentos. Por vezes se mostram bem intencionados, mas no geral não conseguem agir para mudar uma realidade não desejada. Ainda que tenham capacidade empreendedora, não a exercem.

É preciso estimular os que realmente querem agir em busca de soluções. Pessoas empreendedoras, focadas na solução – em nível de indivíduo, de organização e de sociedade. As que apresentam o germe do empreendedorismo, mesmo que adormecido pelas amarras das culturas organizacionais, dos modelos rígidos de exercício de poder, têm as condições ideais para “sair da casca”

Ao mesmo tempo que vivemos um caos social, temos a sociedade civil se mobilizando com força e densidade. O Unidos pela Vacina, movimento da sociedade civil liderado por Luiza Trajano, criado no âmbito do Grupo Mulheres do Brasil, já conta com mais de 4 mil empresários e empresárias e mais de 90 mil mulheres. É um exemplo de que podemos fazer diferente! E fazer diferença!

É hora de você manter a alma calma, posicionar-se, fazer acontecer, buscar soluções: para você (diminui a depressão, que cresceu quatro vezes entre adultos), para a sua empresa (muitas sairão bem machucadas dessa crise e, aliás, algumas não sairão dela) e para o país (que precisa ser responsável para construir o ciclo da sua história até 2022 e após 2022). Ouse: coloque a sua capacidade empreendedora a serviço do bem comum: você vai se surpreender, pois esse benefício voltará em dobro para você. Avante!