17 maio, 2021

Por Gilda Palhares

Positividade Tóxica

A primeira vez que li o termo positividade tóxica fiquei instigada a saber mais sobre o tema. Costumo ler as publicações do site PositivePsychology e me deparei com o seguinte texto: “Positividade Tóxica na Psicologia – como evitar a armadilha da positividade”.  Compartilho alguns trechos que achei interessante comentar:

“Basta ter pensamentos felizes!”

“Não se preocupe, seja feliz!”

“Olhe pelo lado bom!”

“Poderia ser pior!”

“Apenas boas vibrações!”

Embora bem intencionadas, as frases acima podem ser prejudiciais. A generalização e o constante encorajamento de emoções otimistas é chamado de positividade tóxica. A positividade tem hora e lugar mas, quando inoportuna ou colocada em uma situação inadequada ela pode ser perigosa. A justa medida é a melhor alternativa.

Mas o que é positividade tóxica de acordo com a psicologia? É enfatizar o compartilhamento apenas de emoções e pensamentos otimistas em todos os momentos, especialmente quando as coisas estão difíceis. Essa abordagem é desfavorável porque desconsidera as emoções negativas.

Alguns autores descrevem a positividade tóxica como a rejeição de qualquer reconhecimento de estresse, negatividade e possíveis características incapacitantes do trauma. Também pode ser definida como o incentivo permanente e uma  tendência excessiva de ver apenas o lado bom de algo e não compreender a emoção que acompanha uma determinada experiência.

Logo, como evitar o uso de positividade tóxica? A empatia é um elemento essencial em qualquer relacionamento, pois precisamos saber como estão as pessoas em relação as suas emoções. O mantra “apenas boas vibrações” desvaloriza os sentimentos das pessoas e transmite uma mensagem de rejeição, o que pode ser nocivo.

E por que recorremos à positividade tóxica? Às vezes não encontramos  as palavras certas para dizer à pessoa que luta com uma emoção negativa. Ajustar a linguagem pode nos ajudar a evitar positividade tóxica. Deve-se evitar o uso de frases como “poderia ser pior” e “olhe pelo lado bom”. Embora essas frases pareçam úteis para encorajar uma atitude positiva, elas são prejudiciais se usadas inadequadamente.

O texto também recomenda alguns materiais sobre o perigo da positividade tóxica que valem a pena conferir:

. Podcast “Dare to Lead” da Brené Brown, entrevistando a PhD Susan David, autora do livro “Agilidade Emocional: Abra Sua Mente, Aceite as Mudanças e Prospere no Trabalho e na Vida.

. “TED Talk How Toxic Positivity Leads to More Suffering” Mahmoud Khedr | TEDxMenloCollege.

 

Fonte: texto traduzido e adaptado “Toxic Positivity in Psychology: How to Avoid the Positivity Trap”