26 maio, 2021
Por Beth Accurso
Sessão Boas Práticas em Gestão de Pessoas: caso Alcon
“Mantivemos 100% do nosso quadro de trabalhadores”
Tatiana Vailati, diretora de RH da Alcon, celebra a integridade da equipe durante a pandemia e compartilha as boas práticas da empresa em gestão de pessoas
Líder global em cuidados com a visão, a Alcon tem como maior desafio na pandemia manter o andamento dos negócios e o engajamento das pessoas. Dentre os desafios, como proporcionar uma infraestrutura adequado para o trabalho em home-office dos trabalhador até a preservação dos salários sem recorrer aos auxílios governamentais.
“Apesar de todas as dificuldades e não termos atingido os resultados financeiros esperados para 2020, conseguimos absorver os impactos dos efeitos da pandemia e mantivemos 100% de nosso quadro de colaboradores, sem a adoção de quaisquer medidas oferecidas durante a pandemia pelo governo, tais como redução de jornada de trabalho e salários, o que muito nos orgulha em meio a tantos desafios”, aponta Tatiana Vailati, diretora de RH da Alcon.
Para dar total suporte à equipe, foi criado o Programa Conexões: lives com especialistas sobre assuntos como saúde mental e finanças pessoais; atendimento especializado aos colaboradores e familiares por profissionais de diversas áreas, como psicólogo, pedagogo, assessoria financeira, jurídica, além de aulas online de ginástica e yoga. Tatiana também destaca a antecipação da vacinação contra gripe. “Uma medida importante de prevenção de outras doenças – para estagiários, terceiros, aprendizes, colaboradores efetivos e dependentes de colaboradores efetivos”.
Novas formas de trabalhar
Tatiana destaca dentre as ações à adaptação ao trabalho remoto, equipes – como o time de atendimento ao cliente (e o 0800) que nunca haviam trabalhado no home-office. Com isso, foram criadas novas formas de contato com os clientes, como visitas virtuais aos médicos.
“Disponibilizamos notebooks para colaboradores em funções essenciais, que antes dispunham apenas de desktop, e oferecemos ainda a solução de “máquinas virtuais” – uma forma de simular equipamentos da Alcon em computadores pessoais – para os casos nos quais não houve acesso a notebooks, e ampliamos a capacidade de nossas redes para sustentação das conexões”, explica.
Além disso, nos Centros de Distribuição, há escalonamento das equipes, para reduzir a quantidade de pessoas no local, e reforço das medidas de segurança e higiene, com novos equipamentos de proteção e protocolos específicos. “Adaptamos nosso extenso calendário de congressos e eventos às circunstâncias, revertendo custos programados, e fomos criativos ao propor soluções online de educação médica continuada”, conta.
Engajamento
Para manter o engajamento dos colaboradores, diversas iniciativas foram implementadas em cada área, desde cafés virtuais, aplicativos para conexão dos times e novos rituais remotos de integração, como o envio do “café de Supply” para casa deles, o lançamento de uma rede social interna, e a realização de eventos virtuais para revisitar a estratégia do negócio e os resultados.
Um ponto importante para o time de vendas, foi a permanência da remuneração variável da força de vendas, garantindo um mínimo de 50% independente do resultado individual. “Investimos na capacitação do nosso time comercial com mais de 500 horas de treinamento”, ressalta Tatiana.
Ética em primeiro lugar
Capacitação é valor constante na Alcon. Tatiana aponta investimentos constantes na informação e capacitação do time para a compreensão das políticas de ética e integridade e a conduta esperada.
Exemplo disso são o treinamento oferecido a 100% dos novos integrantes do time para o Código de Conduta logo no primeiro dia de trabalho e a Compliance Week – realizada de forma virtual para todo o time no último ano -, uma semana inteira dedicada a falar sobre o tema de ética e integridade com atividades lúdicas e interativas, e premiação aos que melhor pontuassem ao longo das atividades.
Além disso, há um Compliance Officer dedicado, e um canal de denúncia de casos de violação das políticas de ética e integridade. “O canal é anônimo e pode ser utilizado tanto para resolução de dúvidas quanto para denúncias, que são investigadas de forma confidencial, permitindo que consequências sejam aplicadas a partir dos fatos apurados”, aponta.
Fonte: https://revistamelhor.com.br/mantivemos-100-do-nosso-quadro-de-trabalhadores/