17 jun, 2021

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar – Mare of Easttown

No final de maio/2021 foi ao ar o último capítulo da excelente série “Mare of Easttown” (HBO). Nela temos a história de Mare, uma detetive que investiga o assassinato de uma adolescente e o desaparecimento de duas jovens numa pequena cidade na Pensilvânia, ao mesmo tempo em que enfrenta seus problemas pessoais. Boa parte da comunidade em que vive é composta por amigos de infância que não acreditam mais na sua habilidade e empenho em resolver casos.

Naquela mesma semana recebi um texto da Você/SA com o título Agora o mundo não é mais VUCA, é BANI. Pesquisei sobre o autor deste último conceito, Jamais Cascio: antropólogo e historiador, colaborador do “Institute for the Future” com sede na Califórnia, EUA. Por meio do texto Facing the Age of Chaos (04/2020), Cascio afirma que “BANI é uma forma de melhor enquadrar e responder ao estado atual do mundo”.

Então, o que significa o acrônimo BANI?

B (Brittle) Frágil

A (Anxious) Ansiedade

N (Nonlinear) Não-linear

I (Incomprehensible) Incompreensível

De uma forma bem resumida, Cascio explica os termos acima:

Frágil – quando algo é frágil, é suscetível a falhas súbitas e catastróficas. Coisas que são frágeis não são resilientes, às vezes até anti-resilientes – tornando a superação mais difícil. Comohoje estamos interconectados, é inteiramente possível que a falha de um componente importante forme um efeito “cascata” gerando ansiedade que é o segundo conceito.

Ansiedade – carrega consigo uma sensação de impotência. Em um mundo ansioso, toda escolha parece ser potencialmente inadequada. Sentimos que vivemos no limite e isso nos leva a uma necessidade de urgência, a norteadora de muitas decisões. Pode se manifestar como o desespero pela perda da chance de tomar uma decisão importante e não ter outra oportunidade.

Não-linear – vivemos em um mundo onde os eventos parecem desconectados e desproporcionais. Em um mundo não-linear, os resultados das ações executadas ou não podem gerar desequilíbrio. Pequenas decisões podem resultar em consequências não adequadas.

Incompreensível – testemunhamos eventos e decisões que parecem ilógicas, sem sentido ou até absurdas. Tentamos encontrar respostas, mas estas não fazem sentido. Muita informação pode até ser  contraproducente, sobrecarregando nossa capacidade de entender o mundo e dificultando a distinção entre o que é ruído ou não.

A estrutura BANI, segundo Cascio, oferece considerações sobre o que acontece no mundo de hoje e os  componentes desta sigla podem sugerir respostas para: a fragilidade que pode ser enfrentada com a resiliência; a ansiedade que pode ser aliviada pela empatia e atenção plena; a não-linearidade, que necessita de contexto e flexibilidade e, a incompreensibilidade, que pede transparência e intuição.

Logo, é possível observar cada um dos conceitos do acrônimo BANI na série Mare de Easttown. A complexidade das circunstâncias apresentadas na investigação dos casos,  as questões relacionadas à vida pessoal da detetive e as relações interpessoais entre os moradores da cidade de Easttown nos possibilita este olhar.

Caso não tenham visto a série, vale a pena conferir!

Até a próxima sessão!

Fonte : série Mare of Easttown (HBO), texto Facing the Age of the Chaos (Jamais Cascio,2020): https://medium.com/@cascio/facing-the-age-of-chaos-b00687b1f51d