24 jun, 2021

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar – Peter Tatchell: do Ódio ao Amor

Em junho é celebrado o Pride Month, mês do orgulho LGBTQIA+. Esse evento teve origem em 1969, quando a polícia de Nova York invadiu Stonewall Inn, um clube gay localizado em Greenwich Village. A batida provocou um motim entre os clientes e moradores do bairro gerando seis dias de protestos e confrontos violentos com as autoridades. Este caso serviu como um catalisador para o movimento contra a homofobia, a transfobia e a bifobia, tanto nos Estados Unidos como no mundo inteiro.

Na busca por um documentário sobre esse tema, encontrei a história do ativista gay Peter Tatchell. Durante 90 minutos percorremos mais de 50 anos de sua militância destemida em prol aos direitos dos LGBTQIA+, oprimidos por ditadores e fanáticos.

É emocionante observar como um propósito bem definido e a força da persistência fazem com que a diversidade seja revelada e reconhecida. Os atos provocativos de Tatchell abalaram o sistema e revolucionaram as atitudes em relação à homossexualidade.

Assistir ao documentário é uma obrigação não apenas para os ativistas, mas para todos os cidadãos. Pois este nos ensina que, quanto mais voltamos o sucesso das nossas ações para algo maior que nós mesmos, mais damos significado para as nossas vidas.

Tatchell, agora com 69 anos, diz : “Amo liberdade, igualdade e justiça e é isso que me impulsiona. Eu não gosto de ver as pessoas sofrendo.”

Fonte – documentário Peter Tatchell: do Ódio ao Amor (Netflix).