13 jul, 2021

Por Gilda Palhares

Coluna da Positividade: Líderes

No próximo 18/07/2021 Nelson Mandela completaria 103 anos. Quando pensamos em um grande líder não resta dúvida que seu nome é reverenciado. Todos sabemos a importância do seu legado.

É a segunda vez que trago Mandela para esta coluna. A primeira foi em set/2019, quando comentei o livro “Mandela uma Estratégia do Bem”, de Aziz Djendii. A intenção do autor foi oferecer uma reflexão e um método sobre a capacidade de uma mudança positiva na vida cotidiana, a partir das reflexões do Mandela. Então conversamos sobre o olhar positivo da sua liderança com foco na alegria e esperança, mesmo permanecendo preso por 27 anos.

No intuito de reforçar e compartilhar as reflexões descritas no livro acima, convidei seis pessoas para relatarem como os pensamentos de Mandela são adotados em suas instituições. Assim, em abr/2021 foi ao ar a “Roda de Conversa: Mandela Estratégia do Bem” pelo canal da Instituto Lúpus Care (Youtube) com o apoio da Roça Nova Editora. Clique aqui para acessar.

O livro de Aziz Djendii me fez entrar no universo das citações de Mandela. Para celebrar seu aniversário, escolhi algumas que reforçam a grandiosidade do seu legado:

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

“Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo.”

“O importante é lembrar-se de que ninguém pode fazer tudo sozinho”

“A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta”.

“Nossas diferenças são a nossa força como espécie e como comunidade mundial”.

“A esperança é uma arma poderosa, da qual nenhuma força na terra pode nos privar”.

 

Que tal escolhermos uma das citações acima e compartilhar com um colega de trabalho, um amigo ou um familiar?

Até o próximo artigo!

 

Fonte:

  • Livro “Mandela uma Estratégia do Bem” de Aziz Djendii, Roça Nova Editora.
  • Roda de Conversa: Mandela Estratégias do Bem – https://www.youtube.com/watch?v=JBlz7JDS7r4
  • .https://www.pensador.com/frases_nelson_mandela_inspirar_ser_ alguem_melhor/