09 ago, 2021

Por Angela Vega

Autoconhecimento e o Copo Meio Cheio

Possivelmente você já se encontrou com a imagem de um copo contendo líquido até a metade, juntamente com a pergunta: o copo está meio cheio ou o copo está meio vazio?

A resposta “automática” pode estar ligada à uma perspectiva em relação à forma como encaramos a vida: abundância ou escassez. Nossos modelos mentais nos fazem focar no espaço ocupado ou no espaço vazio. Isso pode dizer algo de nós.

Quando pensamos em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, podemos considerar a mesma questão sobre onde colocar o foco. Podemos usar a metáfora do copo vazio e considerar o que falta, o “gap” … Ou podemos considerar o copo meio cheio, identificando nossas forças e o que já conquistamos em nossa vida.

Esse questionamento sobre a visão do mundo, com base na escassez, na infelicidade, podia ser observado na área de psicologia, na qual até os anos 2000, o foco predominante dos estudos eram as doenças (ansiedade, depressão, raiva e outras). Esse incômodo impulsionou Dr. Martin Seligman a criar as bases de uma nova abordagem: a Psicologia Positiva.

Para a Psicologia Positiva, o ser humano possui forças de caráter e que, segundo Seligman “construir forças e virtudes e usá-las na vida diária é muito mais uma questão de escolha. Na construção de forças e virtudes não existe aprendizagem, treinamento nem condicionamento. Existe descoberta, criação e autoria.”

As 24 forças de caráter foram distribuídas por 6 virtudes, que podem ser consideradas universais, porque fazem parte de diversas tradições da humanidade e estão apresentadas a seguir:

Sabedoria e conhecimento: criatividade, curiosidade, julgamento, amor pela aprendizagem e perspectiva;

Coragem: bravura, perseverança, honestidade/integridade e vitalidade/entusiasmo;

Humanidade: amor, gentileza e inteligência social;

Justiça: cidadania (trabalho em equipe), equidade e liderança;

Temperança: perdão e compaixão, humildade/modéstia, prudência e autorregulação.

Transcendência: apreciação da beleza e da excelência, gratidão, esperança, humor e espiritualidade.

No site VIA Institute on Character, a pesquisa para identificação das forças de caráter pode ser acessada, em português e de forma gratuita.

Após conhecê-las, use suas forças e sua liberdade para encontrar caminhos em sua busca de autoconhecimento… com o copo meio cheio!

Encontrou suas forças? Algum insight surgiu?

 

Referências:

Livro Felicidade Autêntica, Martin Seligman. Editora Objetiva, 2009.

Site VIA Institute on Character (escolher idioma português): https://www.viacharacter.org/survey/account/register

Imagem de Colin Behrens para Pixabay