18 ago, 2021

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar – Druk, Mais uma Rodada

Lendo a revista Você RH deste mês, me chamou atenção a matéria Quando o tédio se torna um problema, cuja chamada era: Falta de comprometimento, desanimo e baixa autoestima podem ser sintomas da Síndrome do Boreout.

Conforme o texto, a Teoria de Boreout (vem de bore, que significa tédio em inglês) foi desenvolvida em 2007, pelos consultores de negócios Philippe Rothlin e Peter Werder que analisaram as causas e os efeitos dessa síndrome, que leva à falta de motivação ocasional gerada pelo tédio.

Ao pensar num longa para correlacionar com esse tema lembrei de Druk – Mais uma Rodada. Conta a história de quatro professores desmotivados e em especial Martin, o professor de História. Martin se sente distante dos seus alunos, invisível para seus próprios filhos e um estranho para sua esposa. O filme, independente do um conceito provocativo que apresenta, aborda com profundidade o descontentamento dos seus personagens.

Assim, a questão que gostaria de expor é que o tédio não surge sem razão. Ele pode ser originado por vários motivos, como a baixa autoestima, desconexão no trabalho (por realizar tarefas que não fazem sentido), sentimento de inutilidade social e a falta de um propósito de vida definido.

Portanto, se você acha que está sofrendo de tédio é aconselhável se abrir com seus colegas de trabalho, chefe, amigos e familiares.

Além disso, faça uma autoavaliação com as  seguintes perguntas:

. Há quanto tempo isso está acontecendo?

. O que está causando isso?

. O que posso fazer para trazer uma mudança positiva?

Estudos sobre a  Síndrome de Boreout nos ambientes organizacionais mostram que as táticas de prevenção estão engatinhando. Há pouca conscientização sobre o assunto, portanto, poucos mecanismos de prevenção colocados em prática.

A matéria citada no início do artigo pontua que o Covid-19 potencializou esta questão, pois trouxe desafios para criar elos fortes e saudáveis. Diante disto, é papel das organizações o acolhimento e a garantia de que as potencialidades individuais sejam cada mais desenvolvidas.

Caso não conheçam, assistam Druk – Mais uma Rodada, o vencedor do Oscar 2021 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

 

Fontes:

Filme Druk – Mais uma Rodada (2020)

Revista Você RH edição junho/julho 2021

Site https://www.welcometothejungle.com