27 out, 2021

Por Betania Tanure

Na volta será preciso revisitar hábitos e decisões

A colunista Betania Tanure afirma que este é o momento de renovar a organização e a si mesmo

 “Voltei ao escritório depois de um ano e meio de ausência. Diante da sala de reuniões vazia, percebi que nunca tinha me dado conta de que existia uma sala tão grande naquele escritório. Fui para minha sala. Organizados sobre a mesa e na estante, muitos papéis. Durante um ano e meio de trabalho em casa não precisei de nenhum deles. Por que ainda precisariam estar ali? Olhei para a minha secretária, de tantos anos, e tive um sentimento que não gosto de ter: dó. Hoje não preciso desse tipo de assessoria. O que faço? Uma pessoa competente e leal. Me dava tranquilidade…”

Esse foi um relato espontâneo do presidente do conselho de administração de uma grande empresa brasileira. Ocorreu durante encontro de um grupo de 12 pessoas do qual faço parte, que se reúnem semanalmente. Outro colega do grupo, e também presidente do conselho de uma empresa gigante, sugeriu que esse fosse o tema desta coluna. Aceitei o desafio!

Inicio a discussão com um alerta: este é o momento de você revisitar suas escolhas, hábitos, decisões. Comece pelo seu espaço de trabalho: observe criticamente cada uma das salas e a lógica de centralização dos espaços. Sim, a lógica. Isso é muito mais do que usar escalas de revezamento de dias e horários de trabalho entre home office e escritório. Considere, ao mesmo tempo, as expectativas das pessoas e a necessidade de a empresa cultivar a sua cultura, estimular a gestão do conhecimento, ser de fato produtiva. Aliás, reflita: hoje, a produtividade no home office está maior, igual ou menor? Esse será o tema de outro artigo.

Anos atrás, desenvolvemos na BTA a metodologia dos 5 Rs, aqui simplificada para 3 Rs, caminho eficiente para uma visão mais clara do presente e a construção do futuro. Os novos tempos pedem foco, velocidade e nenhuma pressa: essa é uma arte.

Vamos ao primeiro R, de Retirar: analise o que pode ser retirado do seu cotidiano. Nossas pesquisas mostram que quase 40% do tempo dedicado ao trabalho é gasto com atividades que não geram valor. Já analisou quanto do seu tempo é usado para gerar valor real? Pense nisso e se inspire na reflexão que abre este artigo: quanto você precisa de símbolos de poder?

Preserve o que é essencial, tudo ficará mais leve e ágil. Você estará mais próximo das pessoas, da ponta e terá condições de ser, além de um profissional melhor, uma pessoa melhor. Retire a acomodação que tempos de casulo geram. Acorde! Se você não estiver disposto a Retirar o que necessário for, vai morrer!

Outra ação fundamental é a de Reforçar, nosso segundo R. Reforce o seu lado sol, o lado sol da sua empresa, o que ilumina você, as pessoas que lhe cercam, os laços, a intencionalidade positiva. Reforce a cultura da sua organização. Na direção certa, é claro, pois muitos não percebem que sua cultura está se perdendo.

Mais: reforce as suas ações que visam o bem comum. Precisamos de protagonistas sociais. Lembre-se de que o Brasil é seu, é nosso. Temos de construir boas alternativas. A empresa que você trabalha é sua, e se não sentir assim, talvez seja hora de mudar. É certo que competências têm de ser fortalecidas, precisamos também de protagonistas empresariais. Mas não ignore que elas estão em transformação e devem ser administradas à luz dos Rs. Se você não estiver disposto a Reforçar o lado sol, será somente sombra. E ninguém quer conviver com gente sombria. Acorde!

Resta a terceira ação: Renovar. Quantos anos você tem? Não me refiro ao número de anos que já viveu, e sim a quantos anos tem pela frente. Se não pensou nisso, ainda há tempo. O sono é ruim? Precisa perder peso, melhorar a alimentação? Entenda as causas, mude hábitos, encontre soluções. O problema está nos afetos? Busque o autoconhecimento. A empresa precisa avançar em agilidade, inovação, precisa gerar valor. Hora de parar de reclamar e ser protagonista. O problema está no Brasil? Seja protagonista social. Se você não estiver disposto a Renovar-se, não terá sucesso, vai desaparecer. Acorde!

Por fim, renove a sua organização e renove-se! Não perca tempo, afinal a vida é só uma e o tempo não volta.