01 dez, 2021

Por Gilberto Ururahy

5 razões para você fazer o seu check-up médico

Pandemia comprovou que nada pode ser mais importante que cuidar da saúde

A humanidade acaba de passar por um dos momentos de maior estresse da nossa história recente. Uma pandemia assolou a todos os países, praticamente ao mesmo tempo. Hoje, com a maior parte da população vacinada, é possível acreditar que o pior já passou. Mas uma certeza este período já foi capaz de sacramentar: nossa saúde e bem-estar são as coisas mais valiosas que temos na vida. O que pouca gente se dá conta é que é possível cuidar mais e melhor da saúde.

Listo abaixo cinco razões pelas quais você deve incluir exames periódicos em sua rotina:

. Ter um acompanhamento de saúde a longo prazo: muitas doenças surgem com o passar do tempo. Contar com uma rede de médicos que o acompanha ao longo dos anos permite criar um prontuário médico digital sobre sua saúde, prevenindo doenças e corrigindo males crônicos.

. O check-up só leva poucas horas, uma vez ao ano: pense em quantas coisas que não estão na sua lista de preferências na vida que você é obrigado a encarar com frequência: trânsito, filas, burocracias… Vivemos todos na correria, mas um check-up, na maioria dos casos, é feito apenas uma vez ao ano, em uma única jornada (manhã ou tarde). Em termos de horas despendidas, é muito pouco para o retorno que os exames podem trazer: segurança, tranquilidade e promoção da saúde.

. Prevenir é mais barato que tratar: a velha máxima fala por si só. O valor investido em exames preventivos é infinitamente menor do que tratamentos. Não é à toa que cada vez mais se fala em ampliar o investimento na prevenção para evitar o impacto nos orçamentos gerados pelos tratamentos de doenças.

. Tranquilidade para a família: A pandemia de Covid-19 gerou medo na população e, mais especificamente, nas famílias. Ela mostrou como nossa saúde pode ser frágil. Agora, depois de muitos meses trancados em casa, com exames adiados e consultas postergadas, é tempo de voltar aos cuidados preventivos. Mais que um gesto de autocuidado, trata-se de uma demonstração de amor e preocupação com aqueles que o cercam e com a sociedade.

. Orientação ao modo de vida: na correria do dia a dia, muitas vezes nos descuidamos de hábitos simples, que ajudam a trazer mais qualidade de vida. Ter uma alimentação saudável – com comedimento acerca de carboidratos, doces e gorduras –, praticar atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas e o tabagismo, ter noites de sono reparadoras e controlar o peso corporal são fundamentais. É o caminho para a longevidade com autonomia. O check-up periódico serve quase como a reafirmação com esse compromisso de vida.