14 dez, 2021

Por Angela Vega

Autoconhecimento para mudar – Fase Respiração

“Duas graças há no respirar:
inspirar o ar e dele se livrar.
Inspirar constrange,
expirar liberta.
Tão lindo é feito da vida uma mescla.
Agradece a Deus quando ele te aperta,
e agradece de novo quando te liberta.”
(J. W. Goethe)

Na série de posts “Autoconhecimento para mudar”, estou apresentando uma jornada de transformação, estruturada em 5 fases: Preparação, Mergulho, Respiração, Criação e Novo Começo.

No post anterior, mergulhamos em busca de potenciais e encontramos a bússola guia, na forma do propósito e valores.

Nesta fase, chegou o tempo de parar e olhar para o que já encontramos. A metáfora é o respirar e, no processo da respiração, vivenciamos 2 momentos: o inspirar e o expirar. O ar entra em nossos pulmões trazendo vida, mas precisamos também deixá-lo sair. A primeira inspiração anuncia o nascimento e a última expiração, a morte.

Convido você a realizar uma prática de mindfulness ou meditação. Pode ser simplesmente dedicar um tempo para uma respiração observada (prestando atenção na entrada e na saída do ar nos pulmões) ou uma caminhada em um local agradável, em que você possa respirar e pensar na vida, deixando os pensamentos fluírem.

Esse é o momento de exercitar o desapego, pensar no que você precisa deixar ir, desapegar-se, para que o novo, a mudança, possa surgir.

Deixar ir e deixar vir, se libertando do que não serve mais.

O processo do Journaling, escrever (à mão) a partir de perguntas, pode ser poderoso e une 3 inteligências (pensamento, sentimento e ação). Proponho que você faça este exercício usando as perguntas apresentadas, em uma adaptação de trabalhos realizados com Otto Scharmer (Teoria U). Leia a pergunta e, em um caderno ou folha de papel, responda rapidamente o que vier à sua mente, sem julgamento ou crítica.

Depois de vivenciar essa fase, você estará preparado para criar sua mudança. Aproveite essa época de virada de ano para esse exercício e nos encontraremos novamente na fase Criação, que será apresentada no post seguinte.

 Questões para Journaling

1. Desafios: Olhe para você, de fora, como se fosse outra pessoa: quais são os 3 ou 4 desafios ou tarefas mais importantes que a sua vida atualmente te apresenta?
2. Eu: Escreva 3 ou 4 fatos importantes sobre você. Quais são as realizações que você alcançou ou as competências que você desenvolveu em sua vida (exemplos: criar filhos, terminar sua educação, ser um bom ouvinte etc.)?
3. Eu Emergente: Quais são as 3 ou 4 aspirações, áreas de interesse, ou talentos não desenvolvidos em que você gostaria de colocar seu foco na sua jornada futura?
4. Mentores: Quem foram as pessoas que ajudaram você a atingir seu mais elevado potencial?
5. Frustração: O que mais te causa frustração na sua vida pessoal ou profissional?
6. Energia: Quais são as suas principais fontes de energia? O que você ama?
7. Bloqueio: O que te bloqueia? O que te impede de agir?
8. Visão do Presente: Observe a você mesmo de cima (como se estivesse em um helicóptero). O que você está fazendo? O que você está tentando fazer nesse estágio de sua jornada pessoal e profissional?
9. Visão do Futuro: Imagine você percorrendo as cenas da sua vida até o momento da sua morte. Observe e aprecie toda esta jornada de vida. O que você quer ver neste momento? Quais as marcas você quer deixar no planeta? Como você quer ser lembrado pelas pessoas que viveram ao seu lado?
10. Conselho: Desse ponto de vista no futuro, olhe para você no seu momento atual como se fosse uma outra pessoa. Que conselho você daria ao seu Eu atual? Escreva!
11. Intenção: Agora, volte ao presente e descreva o que deseja criar, realizar. Qual a sua visão e intenção para os próximos 12 meses? Quais são os elementos essenciais para o futuro que você quer criar? Descreva, da forma mais concreta possível, as imagens e os elementos que surgirem para você.
12. Renúncia: Quais são os comportamentos, pensamentos e modelos que você precisa abandonar, deixar ir, para transformar a sua visão em realidade?
13. Sementes: O que na sua vida atual ou contexto fornecerá as sementes para o futuro que você quer criar? Qual o futuro que está germinando
14. Aliados: Quem pode te ajudar a tornar realidade suas melhores possibilidades de futuro? Quais podem ser os seus principais parceiros e colaboradores?
15. Próximos Passos: Para transformar sua intenção em realidade, quais serão os seus primeiros passos práticos nos próximos 3 a 4 dias?

 

Referências:
. Autoconhecimento para Mudar – Fase Preparação, clique aqui
. Autoconhecimento para Mudar – Fase Mergulho, clique aqui
. Liderar a partir do futuro que emerge. Otto Scharmer e Katrin Kaufer. Editora Campus.
. Imagem de Gerd Altmann por Pixabay