12 jan, 2022

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar – King Richard: Criando Campeãs

Nada melhor do que iniciar 2022 com um filme inspirador para esta sessão: King Richard: Criando CampeãsTrata-se de uma “biopic”, ou seja, uma cinebiografia. Inspirada na história de Richard Williams, pai das célebres tenistas Serena e Venus Williams, que possuía um propósito bem definido: tornar as filhas as maiores jogadoras de tênis do mundo.

É possível comentar o filme de vários ângulos, como as atividades de um coach, a diversidade e o empoderamento dos jovens, por exemplo. Entretanto, o que me chamou atenção foi uma frase do pai enquanto as tenistas entravam na quadra para disputar um jogo. Não era um “faça o melhor” ou “jogue para ganhar”, mas sim ”divirtam-se”.

Diante disso, lembrei da importância do lúdico no processo de formação de pessoas em diferentes áreas de atuação. Muitos pensam que “diversão” é algo que pertence apenas ao recreio, férias, finais de semana e infância. Para o especialista em educação, Dr. Cipriano Carlos Luckesi, “o lúdico é um estado interno da pessoa que vivencia uma experiência de forma plena. Uma experiência máxima, não existindo divisão entre pensar/ sentir/ fazer”.

De acordo com a lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar da Fortune, colaboradores citam “diversão” como um dos quesitos que amam no trabalho.

Então, quais são os benefícios de inserir o lúdico no dia a dia da sua equipe de trabalho?

. Engajamento e retenção dos colaboradores;
. Aumento das relações interpessoais, fazendo com que os profissionais se sintam conectados a mais de uma equipe;
. Promoção do bem-estar entre os membros do grupo;
. Fortalecimento da cultura da empresa.

Retornando ao longa, Serena conquistou 23 títulos nos torneios solos de Grand Slam, desde sua estreia em 1999, tornando-se uma das maiores atletas da história. Venus, por sua vez, iniciou sua carreira em 2000 e dois anos depois se tornou a primeira jogadora negra a liderar o ranking da WTA. Em dupla, as irmãs Williams conquistaram mais de 14 títulos.

Podemos então afirmar que, além de persistência e treinamento, a diversão é um fator relevante para obtenção de excelentes resultados.

Vamos nos divertir!

Fonte:
Filme King Richard: Criando Campeãs (2021) – HBO MAX
Texto Ludicidade e Atividades Lúdicas – Cipriano Carlos Luckesi
Texto https://snacknation.com/blog/have-fun-at-work/