26 jan, 2022

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar – Não Olhe Para Cima

A mudança climática e consequentemente o aquecimento global são assuntos debatidos mundialmente. Isso porque há impactos que sabemos serem catastróficos para nossa vida e outros que ainda são desconhecidos.

O filme Não Olhe para Cima conta a história de Kate, estudante de doutorado em astronomia que descobre a existência de um cometa até então não identificado. Seu professor, Dr. Mindy, calcula que em seis  meses esse cometa irá colidir com a Terra destruíndo a civilização humana.

A colisão de um meteoro com a Terra há 66 milhões de anos devido ao aquecimento global é uma hipótese amplamente aceita pela comunidade científica. Poderia ocorrer novamente? E o que estamos fazendo para que isto não aconteça?

Pensei em pesquisar empresas mundiais que implementam ações sustentáveis tanto para a economia corporativa como também para a redução do impactos ambientais.

Em meio à busca, mudei o foco para aqueles que seriam os futuros tomadores de decisão para preservação do planeta: as crianças e os jovens de hoje e sua educação escolar.

Percebi a importância das causas e consequências da falta de ações sustentáveis e das intervenções que permitem gerar recursos benéficos para o meio ambiente.

Apresento aqui um exemplo prático deste propósito: em novembro/2021 estive na Escola João e Maria, situada em Vinhedo (SP). Seu diretor, Mauro Alvarenga, meu amigo, me levou para um tour pela instituição e pude conhecer suas valiosas práticas ambientais como utilização de placas solares para gerar autossuficiência energética, política de lixo zero e também a forma de captação de água pluviais. Ao perguntar, posteriormente, como é inserida cada uma dessas ações na educação dos alunos, ele me enviou o seguinte texto:

Assim, a escola é o lugar mais propício para ensinar as novas gerações sobre consciência social de como preservar os recursos naturais. Se preocupar e executar práticas que possam gerar bem-estar é cuidar do nosso belo planeta, por conseguinte, do outro.

Fonte:
. Filme Não Olhe Para Cima (Netflix).
. Colaboração de Mauro Alvarenga, diretor da Escola João e Maria com o texto “Escola João e Maria de Vinhedo – O Saber Cuidar, setembro 2019”.