08 mar, 2022

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar – Dia Internacional da Mulher

Ano passado, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, trouxe para nossa sessão vários filmes biográficos sobre mulheres com histórias inspiradoras na área científica. Mulheres que mudaram para sempre a forma como olhamos e percebemos o mundo. Este ano, celebraremos este dia mostrando como a amizade entre as mulheres faz bem para a saúde.

Recebi de uma amiga o TED Women 2015, com a participação das famosas Jane Fonda e Lily Thomas do seriado Grace e Frankie.

Em entrevista, as duas atrizes citam estudos que comprovam a relevância da amizade entre mulheres, como o Nurses Health Study, da Harvard Medical School, que examinou os efeitos a longo prazo na nutrição, hormônios, meio ambiente, vida profissional e social das enfermeiras na saúde e no desenvolvimento de doenças.

Um dos resultados desse trabalho foi que, quanto mais amigas as mulheres possuem, menor a probabilidade de desenvolverem deficiências físicas à medida que envelhecem. O estudo determinou que não ter amigas é tão prejudicial à saúde quanto estar acima do peso ou fumar.

Outro estudo, da Universidade da Califórnia, relacionado ao efeito do hormônio da oxitocina nas mulheres apontou que este hormônio estimula a sociabilidade e facilita a formação de laços de amizade. Em relação ao  combate ao stress, a oxitocina produz um efeito calmante nas mulheres que não ocorre nos homens.

Uma das perguntas feitas para as duas atrizes foi: Quais são as qualidades que vocês procuram numa amiga? Lily Thomas respondeu: alguém que tenha humor, seja audaciosa, se preocupa com planeta, possua sentido de justiça e ache que a minha amizade valha a pena.

A resposta “alguém que tenha humor” me trouxe a lembrança do ótimo  seriado nacional Tapas e Beijos,  cujas personagens de Fernanda Torres e Andrea Beltrão, são amigas inseparáveis e trabalham juntas criando belas relações de parceria.

Portanto, que tal potencializar a ideia de que não importa sua idade, valorize suas amigas o máximo possível, pois elas são uma parte importante, cientificamente comprovado como vimos acima, para a geração de uma vida saúdável.

Viva o Dia Internacional da Mulher!

 

Fonte:
. Entrevista com Jane Fonda e Lily Thomas no “TED Women 2015” – https://www.ted.com/talks/jane_fonda_and_lily_tomlin_a_hilarious_celebration_of_lifelong_female_friendship
. Harvard “Nurses Health Study Harvard Medical School”
. UCLA “Study On Friendship Among Women”