29 mar, 2022

Por Angela Vega

Os Dez Componentes do TE: Atenção e Igualdade

Já pensou em qual tipo de ambiente você cria à sua volta? Assim eu começava um artigo escrito em 2017 sobre a metodologia Thinking Environment (TE) que havia conhecido em 2014, e na qual sou certificada como coach TimetoThink.

Os dez componentes são a base para que exista um ambiente no qual seja possível ter pensamentos independentes (livres), estabelecer melhores relacionamentos e fazer florescer ideias criativas para resolver problemas. Quando falo de pensamentos estou me referindo àqueles convertidos em palavras e expressos em voz alta.

Trataremos nesse artigo dos dois primeiros componentes: atenção e igualdade.

Em uma conversa, é importante escutar o que a outra pessoa está nos dizendo. Não só ouvir com os ouvidos, mas buscar entender o assunto e acompanhar a linha de pensamento. A descrição do componente “atenção” no TE é “escutar sem interrupção e com interesse em saber para onde a pessoa seguirá em seu pensamento”. A ausência de interrupções demanda uma grande dose de atenção e demonstra nosso respeito à outra pessoa.

Uma máxima do TE diz que “ser interrompido, não é bom; ter a sorte de não ser interrompido, é melhor; e saber que não será interrompido, permite que você verdadeiramente pense por si mesmo.”

Quando estamos atentos, podemos suspender nossos julgamentos, evitando completar as frases do outro e sermos capturadas/os por divagações. Por meio de uma atitude atenciosa expressamos interesse no pensamento do outro, acompanhando com curiosidade o que é dito.

Se você não puder dar atenção a alguém, por qualquer motivo que seja, considere remarcar a conversa. Será mais honesto com você e com a outra pessoa.

O componente igualdade afirma que devemos “considerar o outro como parceiro de pensamento, dando tempo igual para pensar”. Penso que é a ausência desse componente que nos faz interromper o outro ou sermos interrompidos. Quando uma das pessoas assume a fala, sem deixar espaço/tempo para o outro, as interrupções acontecem. Precisamos estar atentos (aí entra novamente o componente atenção) para perceber quando o outro quer falar e dessa forma, “passar” a palavra, entendendo que o ato de escutar é tão ou mais importante do que o falar.

Complementando essa ideia, registro alguns paradoxos presentes no TE, que podem nos surpreender: você está tão presente que se torna invisível; você importa profundamente porque você realmente não importa; você não precisa ser necessário, mas é inteiramente necessário; você é essencial, e você é irrelevante. E, para entender essas aparentes contradições, precisamos mudar o paradigma de que é somente falando que podemos mudar o mundo. Escutar pode ser visto como um ato de criação por ser capaz de despertar pensamentos nas outras pessoas.

Os dois componentes, atenção e igualdade, andam juntos porque, quando sabemos que nossa vez de falar está garantida (igualdade), a qualidade da atenção aumenta.

Como você pode exercitar a atenção e a igualdade em suas interações?

 

Referências
. https://www.timetothink.com
. Nancy Kline. The Promise That Changes Everything: I Won’t Interrupt You. 2020
. https://www.amazon.com.br/Promise-That-Changes-Everything-Interrupt/dp/0241423511