05 abr, 2022

Por Márcia Cardoso

Musicando & Aprendendo

Qual o significado da música na sua vida?

Dançar, relaxar, afogar as mágoas?

E se eu disser que também podemos aprender com ela?

A música, além de trazer alegria e reduzir o estresse, é capaz de desenvolver a mente e promover o equilíbrio emocional, facilitando a concentração e o raciocínio.

Platão vai além ao afirmar que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.

A música tem grande poder de interação, está presente em todos os meios e momentos das nossas vidas remetendo “lembranças, cheiros e sabores”. Desperta reações diversas, facilita a aprendizagem e instiga nossa memória.

. Quem não aprendeu o abecedário, números e sons dos animais por meio de uma composição infantil?
. E quem nunca compôs ou decorou uma melodia para memorizar assuntos para uma prova como fórmulas, pronomes e até mesmo a tabela periódica?
. Quantos não aprenderam um novo idioma, antes mesmo de entrar numa sala de aula, com uma simples canção?
. Qual aquele que não possui uma trilha sonora para cada adversidade ou vitória adquirida?

Assim, a música exerce influências pedagógicas, sentimentais e psicológicas para todos nós. Isso porque nos instrui (de maneira real, bela e prazerosa) a ouvir de maneira afetiva e refletida, abraçando aspectos importantes como emoção, alegria, compromisso e novas experiências.

Construímos conhecimento quando utilizamos a música para entender e manifestar ideias, sentimentos, identidades, diferentes culturas e épocas, ampliando assim o entendimento do mundo e as transformações que ocorreram durante o seu desenvolvimento.

Mais do que combinação de sons e letras, a música traz uma maior consciência de nós mesmos, estimula a criatividade, o respeito e a compreensão do outro e das visões críticas das dimensões da vida.

E qualquer música pode gerar conhecimento? De fato, a ela exerce influência rápida e inconsciente em nossas vidas.  Cabe a nós pensar, discutir e não aceitar qualquer conteúdo de forma passiva. A letra da música é benéfica? Agrega? Faz crescer? Estimula a desbravar o desconhecido? Ou ela é ofensiva, discriminatória, estimula a sexualidade e a violência?

Ao ouvir um som é necessário significá-lo. Não por meio do ritmo, mas pela letra da melodia. Ela deve servir para educar, edificar, inspirar e unir. Dessa forma, adquire-se senso crítico para discernir o certo do errado rumo à construção ou desconstrução da personalidade.

A boa música traz harmonia, faz com que tenhamos bons pensamentos, sentimentos e, portanto, ajamos melhor.

Use e abuse da música para aumentar sua capacidade de realizar tarefas e aprender!

E aí já escolheu sua música para viver e aprender com o dia de hoje?

Imagem: pexels.com