17 maio, 2022

Por Gilda Palhares

O QUE É UM “CHIEF HAPPINESS OFFICER”?

Acompanho com muita curiosidade todas as dinâmicas relacionadas ao tema “bem-estar dentro das organizações”. Uma das tendências que venho observando é a função do  Chief Happiness Officer (CHO). Com a pandemia, o trabalho remoto e híbrido fazem parte do que podemos chamar de novo mundo. O dia a dia deslocou-se para novas rotinas, novos meios de comunicação, novos arranjos. É natural que, com tantas mudanças, surjam  cargos com foco no bem-estar e um deles foi o Chief Happiness Officer.   Então, o que é ser um CHO?

O Chief Happiness Officer é o profissional responsável pela felicidade dos funcionários de uma empresa. Geralmente tem formação em psicologia, recursos humanos ou desenvolvimento organizacional. Trabalha com as equipes para identificar áreas de melhoria e desenvolver estratégias para abordá-las. Podemos detalhar um pouco mais algumas das suas atividades:

. Implementar programas que visam melhorar a satisfação, motivação e bem-estar geral dos colaboradores com foco num propósito.
. Orientar os gestores no desenvolvimento da escuta ativa para a criação de um ambiente positivo.
. Desenvolver estratégias de comunicação que envolvam os colaboradores e os incentivem a dar o melhor de si.
. Aplicar treinamentos que visam ensinar a lidar com o estresse e lidar com situações inesperadas e difíceis.
. Promover workshops de temas variados como gratidão, compaixão, atenção plena e psicologia positiva.
. Estimular um ambiente que deixe as pessoas genuinamente felizes em trabalhar com uma determinada empresa.

Embora nem todas empresas possuam ou acham que deveriam ter um CHO, dados indicam que quanto mais satisfeito e engajado estiver um colaborador, maior será a eficiência de uma organização.

 

Fonte:
.https://www.yarooms.com/blog/what-is-a-chief-happiness-officer-new-job-titles-on-the-rise-in-hybrid-workplaces
.Imagem: internet