07 jun, 2022

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar – Contra o Gelo

Em meio às tantas alternativas nos streamings, receber indicações de filmes tem se tornando valioso. Foi assim assisti ao filme baseado em fatos reais: Contra o Gelo.

O longa narra a história de Ejnar Mikkelsen, explorador polar dinamarquês e sua expedição à Groenlândia em 1909 para provar que o local não era dividido em duas partes conforme alegava os Estados Unidos. Mikkelsen deixa sua tripulação no navio e atravessa o gelo numa longa e difícil caminhada, acompanhado do inexperiente tripulante, Iver Iversen. Após confirmar sua hipótese, eles partem para a jornada de volta, ainda mais intensa, passando várias dificuldades em terreno gelado, até serem resgatados.

O filme me levou a refletir sobre ter coragem.  Você já se pegou pensando que gostaria de ter coragem de……

Resolvi, então, explorar mais o tema e encontrei uma especialista em Liderança Corajosa, Cindy Solomon. Por mais de duas décadas, ela pesquisou sobre o que realmente é coragem, como construí-la e como podemos transformar equipes e comunidades através do que ela chama de “músculo de coragem”.  De acordo com a pesquisa, a cada três pessoas, apenas uma acredita ser corajosa. É o que Solomon chama de mitos sobre a coragem. São eles:

1. Coragem está relacionada a um grande ato heróico. FALSO. Estudos mostraram que praticamos pequenos atos de coragem sempre.
2. Se você tem coragem você não tem medo. FALSO. A coragem normalmente provém do medo e você não fica paralisado.
3. Você tem ou não tem coragem. FALSO. Somos 100% corajosos.  Coragem pode ser apreendida e estimulada. É como um “músculo” que poder ser exercitado.

A pesquisa também mostrou que a coragem, assim como o medo, é contagiosa. Logo, ao fortalecer o “músculo da coragem”, tanto nós quanto os outros recebem o benefício.

Práticas para fortalecer o “músculo da coragem”:

. Reconheça uma oportunidade quando aparece. Todas as vezes que sentir ansiedade ou medo, este é um bom momento para exercitar a coragem.
. Busque estabilidade quando estiver numa situação de desconforto.
. Reflita sempre sobre qual é a melhor coisa que pode acontecer numa situação que envolve resgatar exercitar o “músculo da coragem”, no lugar de pensar no que pior pode acontecer.

Cindy Soloman finaliza ressaltando que o maior benefício em identificar os mitos e as ações para estimular coragem num mundo tão complexo é que teremos 100% das pessoas exercitando a coragem.

Fonte:
TED Talk “How to build your Courage| Cindy Solomon/TEDxSonomaCounty”.
Imagem: internet