21 jun, 2022

Por Beth Accurso

As melhores empresas com valores Ambientais, Sociais e de Governança (ESG)

Se antes as questões sociais e ambientais eram vistas como acessórios ao negócio, hoje ganharam status estratégico e estão presentes na decisão das empresas mais eficientes do mundo. Adicione a isso a governança e chegará ao modelo de gestão, conhecido como ESG, sigla em inglês para meio ambiente, social e governança.

Hoje, cada vez há mais investimentos voltados para as demandas de ESG. Um levantamento do Bank of America mostrou que os investimentos ESG permanecem baixos na América Latina, mas têm subido de forma rápida. Segundo o estudo, quase 90% dos investidores consultados dizem já usar critérios ESG para tomar decisões de investimento ou planejam fazê-lo num futuro próximo.

Embora os recursos ainda sejam considerados baixos, os analistas ressaltam que a destinação das verbas já representa um grande passo para as pautas de ESG.

As 10 melhores empresas com valores ESG do Brasil em 2022

Uma das principais ferramentas para acompanhar e incentivar a postura sustentável por parte das companhias, bem como ressaltar as empresas alinhadas ao ESG e tornar mais atrativo o investimento nesse campo, é a metodologia do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial).

Entre as empresas brasileiras que mais apresentam valores como responsabilidade ética e boas práticas em seus processos produtivos em 2022 são:

Empresa Setor Nota no ISE
EDP – Energias do Brasil Energia elétrica 90,25
Lojas Renner Varejo 85,13
Telefônica Brasil Telecomunicações 84,09
CPFL Energia Energia elétrica 81,99
Natura Consumo 80,89
Klabin Papel e celulose 80,81
Itaú Unibanco Financeiro 79,9
Ambipar Água e Saneamento 79,04
Suzano Papel e celulose 78,79
Engie Brasil Energia elétrica 78,22

Fonte: B3

 

O ranking das 10 melhores teve forte presença do setor elétrico, com a EDP em primeiro lugar, a CPFL em quarto e a Engie em décimo. O segmento de papel e celulose tem duas representantes, a Klabin em sexto e a Suzano em nono.

Varejo e consumo têm como representantes as Lojas Renner, em segundo, e a Natura, em quinto. Além delas, estão na lista a Telefônica Brasil, de telecomunicações, em terceiro lugar; o Itaú Unibanco, do setor financeiro, em sétimo; e a Ambipar, de água e saneamento, em oitavo.

 

Metodologia usada:

Na prática, funciona da seguinte forma: no início de cada ano, a B3, bolsa de valores oficial do Brasil, seleciona empresas reconhecidas em boas práticas de sustentabilidade para integrarem a carteira de investimentos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Essa seleção se dá por uma longa análise das respostas de um questionário desenvolvido pela CES-FGV, Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, e seu preenchimento é voluntário.

O relatório do índice avalia as companhias dentro de cinco dimensões, avaliando como ela lida com aquele assunto, entre os temas estão:

1. Inovação;
2. Capital humano;
3. Modelo de negócio;
4. Governança corporativa e alta gestão;
5. Capital social e meio ambiente.

Além deles, o índice também leva em consideração o CDP (Carbon Disclosure Project), uma organização internacional que ajuda empresas a divulgarem seu impacto ambiental. Portanto, nota que as empresas têm no CDP também é avaliada no ISE.

Fonte: https://blog.aaainovacao.com.br/melhores-empresas-esg/
Imagem: Pexels.com