24 jun, 2022

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar – TOP GUN: MAVERICK

Ir ao cinema para ver Tom Cruise num filme de ação é um convite para apertar os cintos e embarcar numa montanha-russa.

Nesta continuação, Mitchell, aviador de caça da Marinha com três décadas de experiência, é chamado para ser professor jovens recém-formados no esquadrão de pilotos de caça “Top Gun”. Este grupo vai participar de  uma missão extremamente complexa, tendo que destruir alvos num local de difícil acesso e voar em altitudes perigosamente baixas.

O longa apresenta a importância da confiança, do trabalho em equipe, dos relacionamentos familiares e de gerações diferentes no local de trabalho. É sobre esta última temática que vamos conversar.

Hoje em dia, em muitas empresas, é possível encontrar várias gerações de indivíduos trabalhando juntos. Esse nível, sem precedentes, de diversidade etária, pode ser visto como o produto de vários fatores, como o número crescente de profissionais que permanecem na ativa por mais tempo do que antes, seja por adiar a aposentadoria ou por buscar um novo emprego após a inatividade.

Como os  comportamentos variam entre as faixas etárias, observamos implicações importantes nas organizações quando se trata de questões como treinamento, motivação, uso de tecnologia, recrutamento, liderança e trabalho em equipe.

Estimular uma cultura de comunicação clara e coerente para melhor entender esse ambiente de trabalho formado por várias gerações é indispensável para tornar as companhias mais coesas e produtivas.

Estudos comprovam que a diversidade etária torna as empresas mais fortes, pois potencializa o respeito mútuo. Chip Conley, empreendedor na área hoteleira, autor,palestrante e criador da Modern Elderly Academy, aponta que a sabedoria flui dos mais velhos para os mais novos e o inverso também acontece. Top Gun: Maverick ressalta esta ideia que contribuiu para o sucesso daquela difícil missão.

Se tiverem oportunidade, não deixem de ver!

Fonte:
. Filme – Top Gun Maverick (2022)
. TED Talk –  Measuring what makes life worthwhile
. Imagem – internet