08 jul, 2022

Por Beth Accurso

9 dicas para diminuir o impacto ambiental do seu negócio

A preocupação com o meio ambiente é urgente e interessa os consumidores

O fato de sua empresa ser pequena não é motivo para que você ignore o impacto ambiental gerado por ela. “Cerca de 90% dos CNPJs brasileiros são pequenos negócios. É uma quantidade significativa e muito importante. Sem que eles se preocupem com o assunto, dificilmente seremos um país que atinge a sustentabilidade de forma efetiva. As pequenas empresas são um grupo que precisa ser olhado, engajado e orientado nesta pauta”, diz Helen Camargo de Almeida, gerente de Negócios Sustentáveis do Sebrae-MT e do Centro Sebrae de Sustentabilidade.

Se a consciência ambiental não for suficiente para te convencer, lembre-se que o público está atento ao assunto. “O consumidor e o mercado em geral estão cada vez mais buscando produtos e serviços sustentáveis. Isso influencia na reputação da marca e é importantíssimo para os negócios”, explica Vito Passera, presidente do Instituto Chico Mendes. Não bastasse a imagem da empresa, ainda há outros motivos para olhar com cuidado para os aspectos ambientais. “Quando este assunto é negligenciado, acontece desperdício de matéria-prima, o que leva a um maior custo de produção”, alerta Almeida, do Sebrae-MT.

A seguir, confira 9 dicas para diminuir o impacto ambiental das empresas em geral. As recomendações são de Helen Camargo de Almeida, do Sebrae-MT, e Vito Passera, do Instituto Chico Mendes.

1. Fique atento ao consumo de água
Você pode até pensar: “água é barata, não tem problema usar muito”. Mas lembre-se: não se trata de uma questão apenas de custo. Água é um recurso finito. Se abusarmos hoje, pode faltar no amanhã. E, sem água, nenhum negócio existe. Reveja os processos que utilizam água em sua empresa e pense em estratégias para reduzir o consumo ou reutilizar. Cisternas que captam água da chuva, por exemplo, podem ser adequadas a determinados negócios e para fins específicos.

2. Repense o uso de energia elétrica
Comece pelo básico: reduzindo o uso excessivo de energia elétrica, como luzes acesas e equipamentos ligados sem necessidade. Tente aproveitar ao máximo a iluminação natural do dia. Opte por lâmpadas e equipamentos de menor consumo de energia. Uma vez alcançada a eficiência energética, que tal apostar em uma matriz energética renovável, como a energia solar?

3. Olhe para os resíduos gerados
Da produção à entrega, quais são os resíduos que seu produto ou serviço gera? Como você destina esses resíduos? Separe resíduos orgânicos dos recicláveis e garanta que eles tenham um destino adequado. Além de ser uma prática ambientalmente correta, enviar materiais recicláveis a cooperativas e associações é uma ação de responsabilidade social.

4. Reveja todos os processos
Você sabe qual é a quantidade exata de cada matéria-prima que seu negócio precisa, para que não haja desperdício? Como otimizar o uso dos materiais? Observe criticamente o que pode ser melhor aproveitado para minimizar custos e ajudar o meio ambiente.

5. Siga as leis
Estar em conformidade com a legislação não é opção: é obrigação de uma série de negócios que precisam de licença ambiental para funcionar, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. É o caso de empresas inseridas nas categorias de agricultura, indústrias, transporte, serviços, obras civis, empreendimentos turísticos, urbanísticos e de lazer e biotecnologia.

6. Participe de atividades ecológicas
Envolver sua empresa em ações de sustentabilidade, como reflorestamento e educação ambiental, por exemplo, pode ser uma boa opção para ter pequenos impactos positivos na natureza e ainda engajar o público.

7. Repense (e reaproveite) suas embalagens
Suas embalagens são ecologicamente corretas ou representam um problema ao meio-ambiente quando são descartadas? Elas poderiam ser mais adequadas? Ou quem sabe possam ser reutilizadas? Pensar em um programa de logística reversa pode ser interessante: por exemplo, o cliente que retornar com sua embalagem pode ganhar um brinde ou participar de um programa de fidelidade. Pense sobre isso!

8. Seja transparente
Divulgar as ações relacionadas ao meio ambiente pode ser muito importante para seu negócio. Mas é preciso agir com sinceridade e transparência. Não aumente os feitos realizados nem force a barra. Cuidado com o chamado greenwashing, ou “maquiagem verde” (quando a empresa anuncia que tem atitudes sustentáveis mas, na prática, não é nada daquilo).

9. Busque selos e certificações ambientais
Há instituições sérias voltadas à preservação ambiental que concedem selos verdes e certificações ambientais para diferentes tipos de negócios. Ter este tipo de selo em sua marca aumenta a credibilidade junto ao cliente e melhora a imagem e a reputação. Para obter certificações, a empresa precisa ser avaliada em diversos critérios e, se for aprovada, recebe o reconhecimento na forma de selo verde.

 

Fonte:
. https://revistapegn.globo.com/Empreender-na-pratica/noticia/2022/04/9-dicas-para-diminuir-o-impacto-ambiental-do-seu-negocio.html 
. Imagem: Pexels.com