14 jul, 2022

Por Gilda Palhares

Sessão Leitura: benefícios que geram bem-estar

Além da paixão pelo cinema, tenho prazer na leitura. Estava um pouco afastada deste excelente hábito. Resolvi então entrar num clube de leitura.  Os encontros ocorrem presencialmente, uma vez por mês, e o “dever de casa” é ler um livro indicado pelo facilitador.

O mundo dos livros nos oferece muitos benefícios, além de entreter e educar. Então, quais seriam os benefícios da leitura, já comprovados cientificamente? Abaixo, enumero alguns:

1. Proteger a memória. É uma forma de exercitar o cérebro, melhorando a mente.
2. Aumentar a capacidade de concentração. Quando lemos, focamos no que está sendo dito, logo é uma excelente prática para ativar a atenção.
3. Contribui para a longevidade. Um estudo da Universidade de Yale observou que pessoas que leem livros tendem a viver mais tempo.
4. Melhorar a qualidade do sono. Ao criar uma rotina noturna que inclua a leitura, você sinaliza ao seu corpo que é hora de dormir. Portanto, ao deixar o telefone de lado e pegar um livro,
você diz ao seu cérebro que é hora de acalmar a mente, a ansiedade e aliviar o stress.
5. Ensinar empatia e compaixão. Muitas vezes nos colocamos no lugar do outro, pois a leitura apresenta pensamentos e cenários fora das nossas perspectivas.

Voltando ao clube de leitura, os  livros indicados  e debatidos nos encontros foram Escute as Feras, da antropóloga francesa Nastassja Martin. A autora tece a trama partindo de um incidente inesperado e dilacerante, entre ela e um urso.

A outra indicação foi A Sonata a Kreutzer, de Lev Tolstói, que narra a história de um homem que assassina sua esposa após anos conturbados de uma relação conjugal turbulenta.

Finalizo esta sessão com uma citação do escritor e educador Rubem Alves: “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.”

 

Fonte:
https://www.infolivros.org/blog/beneficios-da-leitura
Imagem: internet