08 set, 2022

Por Gilda Palhares

Sessão Leitura

Sabemos que ações que geram bem-estar podem ser vistas por vários prismas. Venho me dedicando ao estudo de um lindo gesto chamado GENTILEZA. Já conversamos sobre ele quando trouxe o livro “Arte da Gentileza”, de Piero Ferrucci, onde selecionei algumas variáveis desse tema e apresentei comentários do próprio autor.

Desta vez, trouxe dois livros que me encantaram. O interessante é que ambos entram na categoria de livros infantis. À medida que ficamos mais velhos nos apegamos à leitura da nossa faixa etária, sem sequer damos uma chance à literatura infantil. Esta, com suas cores, desenhos e falas fáceis nos levam a um mundo mágico no qual nós, adultos, não estamos habituados. Temas complexos são apresentados numa linguagem delicada e descomplicada.

Ambos os livros contêm várias situações onde um gesto de gentileza pode ser tranformador tanto para quem o dá como para quem o recebe.

O primeiro livro tem por título Gentileza, com ilustrações doadas por 38 artistas internacionais e parte da venda é destinada ao The Three Peas Charity, organização que ajuda refugiados na  Europa.

A segunda obra chama-se Livro da Gentileza, do autor e artista Tood Parr, especialista em abordar questões comportamentais utilizando ilustrações simples e educativas.

Destaco algumas frases, de ambas as publicações, para que possamos apreciar e refletir sobre importância desse gesto tão belo e poderoso:

. Imagine um mundo onde todos são gentis. Como tornar isso uma realidade?
. Podemos começar a ser gentil com um simples sorriso.
. Gentileza é cuidar da sua comunidade.
. Gentileza é saber escutar.
. Gentileza é aceitar as pessoas como elas são.
. Gentileza é estar lá quando alguém precisa de você.
. Gentileza é cuidar de você mesmo.
. Gentileza é ajudar a natureza.
. Você já criou um jardim de gentileza? Toda vez que fizer algo gentil, coloque uma flor ou um enfeite nele. Logo o seu jardim estará florido e enfeitado.
. Cada um de nós é bom em coisas diferentes, então, vamos ser gentis e dar a todos a chance de brilhar.
. Se todo mundo for gentil, nós vamos construir um mundo melhor.

Ao adotarmos a gentileza como fonte geradora de bem-estar, mudamos a maneira de ver o mundo e de nos conectar tanto uns com os outros quanto com nós mesmos.

Até o próximo encontro!

 

Fonte: Livro Gentileza (Alison Greeen) e O Livro da Gentileza (Todd Parr)