05 out, 2022

Por Gilda Palhares

Sessão Vai Começar: Um Lugar Bem Longe Daqui

Suspense e drama são gêneros que sempre me despertaram paixão. Principalmente quando há cenas de tribunais. Um Lugar bem Longe Daqui possui todos esses ingredientes.

Kya Clark é a protagonista deste longa. Abandonada pela mãe e irmãos, devido os abusos do pai que também desaparece, vive sozinha num brejo na Carolina do Norte. É marginalizada por uma preconceituosa sociedade local, onde os habitantes não conseguem entender a sua singularidade.

Há dois aspectos do filme que me chamaram atenção. O primeiro é a questão do aprendizado informal. Kya, encantada pela natureza e sem saber ler e escrever, passa os seus dias entre a pesca para seu sustento e seus desenhos sobre a flora e a fauna esplendorosa que a cerca. Sua intenção é observar e registrar a natureza de espontânea e informal, sem um planejamento específico.

É importante destacar que no aprendizado informal existe uma liberdade de escolha. Assim, fica mais fácil atender às necessidades naturais de cada indivíduo.

Transportando este conceito para a área organizacional: aprender informalmente agrega um valor significativo, pois nele o indivíduo interage com vários contextos, tendo a oportunidade de utilizar as forças da curiosidade e criatividade.

O segundo aspecto apresentado está relacionado ao livro da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie chamado O Perigo de uma História Única. De acordo com Adichie, a história única cria estereótipos e o problema com os estereótipos não é que sejam mentiras, mas que são incompletos. Eles fazem com que uma história se torne uma única história. Roubando a pessoa da sua singularidade e não permitindo entendimentos de culturas diferentes.

Retornando ao filme, o que nos faz empatizar com Kya Clark, lembrando que uma parte do filme se passa num tribunal, é justamente sua singularidade e a paixão pela natureza a sua volta.

Até o próximo encontro!

 

Fonte:
Filme Um Lugar Bem Longe Daqui (2022)
Livro O Perigo de uma História Única, de Chimamanda Ngozi Adichie