08 fev, 2023

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar: Retrospectiva 2022 e Oscar 2023

Habitualmente, ao final de cada ano, faço uma retrospectiva dos filmes apresentados nessa sessão. Desta vez, fiz diferente: deixei este tema para falar junto com as nomeações do Oscar 2023.

Começamos janeiro/22 com o filme King Richard: Criando Campeãs, onde a temática foi a importância do lúdico no processo de formação de pessoas em diferentes áreas de atuação. Mencionei a pesquisa das 100 Melhores Empresas para Trabalhar.

Seguimos com o filme Não Olhe Para Cima, quando conversamos sobre sustentabilidade com foco nos futuros tomadores de decisão para preservação do planeta: as crianças e os jovens de hoje e sua educação escolar.

Março/22 foi para homenagear o dia Internacional da Mulher. Falamos de amizade e correlacionei com a série americana Grace and Frankie  e   a nacional Tapas & Beijos. Vimos que quanto mais amigas as mulheres têm, menor a probabilidade de desenvolverem deficiências físicas à medida que envelhecerem.

Em Contra o Gelo, o tópico explorado foi a coragem. O filme narrou a história de Ejnar Mikkelsen, explorador polar dinamarquês e sua longa e difícil expedição à Groenlândia em 1909.

Chegamos aos dois indicados do Oscar 2023: TOP GUN: Maverick, com a temática das diferentes gerações no local de trabalho e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, que foi comparado ao estudo  do autor Marcus Buckingham “Designing Work That People Love”  que foca nos pontos fortes que as pessoas apresentam e como potencializar o desempenho individual.

Setembro/22 foi a vez do longa Um Lugar Bem Longe Daqui, onde falamos sobre o benefício do aprendizado informal e também do livro da Chimamanda Ngozi Adichie, O Perigo de uma História Única.

Finalizei as sessões do ano com o filme A Mulher Rei. Falamos sobre  liderança e a pesquisa da consultoria americana Gartner Inc. com gestores de RH apontando as principais prioridades para o ano de 2023.

Seguem os demais indicados ao Oscar de melhor filme:
. Nada de Novo no Front
. Elvis
. Os Fabelmans
. Tár
. Triângulo da Tristeza
. Os Banshees de Inisherin
. Avatar: O Caminho da Água
. Entre Mulheres

Dos longas acima, assisti todos com exceção do último, que ainda não entrou em cartaz.

E você? Quais, entre os indicados, já assistiu?

Na próxima sessão, falaremos sobre os filmes Elvis e Tár. O primeiro é cinebiografia do Rei do Rock, Elvis Presley, e  o segundo uma ficção sobre uma famosa maestrina.

O que esses filmes têm em  comum? A música, a fama, ou, conforme o olhar do filósofo alemão Friedrich Nietzche, a força natural que impulsiona a vida: o PODER.

Desejando um ano de muitas realizações e até próximo encontro!

Fonte:
. Blog Eduvir “ A Sesssão Vai Começar”
. Imagem: internet