07 mar, 2023
Por Maria Helena Carneiro
Sobre Viola Davis…
Viola ganhou o Emmy na categoria melhor audiobook pela narração da sua autobiografia ‘Finding Me’ e se tornou a 18ª pessoa EGOT no mundo, quando ganha Emmy, Grammy, Oscar, Tony.
Mulher, negra, 57 anos, mãe na maturidade e uma das maiores atrizes da atualidade. Ela me marcou quando deu entrevista ao Fantástico em 18/09/2022 dizendo:
– Que as pessoas pretas estão a apenas um porto de separação. “Existe a impressão de que somos distantes, mas não somos”.
– Que cresceu na pobreza e a pobreza é feia. “Acima de tudo eu era uma sobrevivente”.
– Que é muito difícil viver acreditando que você não vale nada. As imagens de excelência e beleza da Pequena Sereia Negra dão “uma sensação de que você importa, de que você pode fazer
qualquer coisa”.
– Que tudo que você sempre sonhou está do outro lado do medo. Ela tinha medo dos ratos que comiam as suas bonecas e não saía da cama. “Eu tinha medo de que um rato mordesse meu pescoço. É debilitante. Eu não quero que nada mais seja debilitante para mim. Não aos 57 anos”.
Viola me ensina que devemos lutar por menos pobreza, menos ratos debilitantes, mais inclusão, mais oportunidade e mais conexão. Assim veremos mais talentos e exemplos como a Viola Davis.
Foto do G1: “Viola Davis se torna EGOT: ganhadora do Grammy, Oscar, Emmy e Tony — Foto: AP/AFP”