13 jul, 2023

Por Gilberto Ururahy

Casos de câncer dobram na França em 40 anos. Como se prevenir da doença?

Estilo de vida saudável é a forma mais fácil e eficaz de se prevenir contra a doença

Ao menos 433 mil novos casos de câncer devem ser descobertos ainda em 2023 na França, 57% em homens e 43% em mulheres. Desde 1990, este número dobrou. Se comparados às estatísticas de 2018, trata-se de um aumento de mais de 50 mil casos. Os números foram divulgados no último dia 04 de julho, pelo Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer franceses. Segundo as autoridades, dentre as principais causas estão o estilo de vida pouco saudável e suas consequências: sobrepeso, tabagismo e consumo de bebida alcoólica.  O câncer ocupa o primeiro lugar dentre as causas de morte prematura entre homens e segundo lugar entre as mulheres.

No Brasil, infelizmente, não é muito diferente. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o país deve registrar cerca de 700 mil novos casos da doença por ano, entre 2023 e 2025. Mais de dois milhões de brasileiros serão diagnosticados com um novo tumor no próximo triênio.

Estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmam que o câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo, ultrapassando as doenças cardiovasculares até 2030. Segundo a entidade, o tumor maligno mais incidente no país é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon (intestino) e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Estudo do Instituto de Pesquisa do Câncer do Reino Unido, publicado na revista científica Science Advances, descobriu que as células cancerígenas podem mudar de tamanho para resistir à terapia e colocar anteparos em busca da sua permanência no organismo. Segundo os pesquisadores, a descoberta é fundamental porque pode significar o desenvolvimento de novas armas de combate à doença no futuro.

Mas e quando pensamos em prevenção, quais são as melhores estratégias? A ciência tem reiteradamente defendido que um estilo de vida saudável é a melhor arma de combate contra o câncer. Medicina já mapeou 14 tipos de cânceres que estão diretamente vinculados a um estilo de vida pouco saudável. É o que observamos também nas consultas com dos clientes nas nossas clínicas: o sedentarismo cresceu muito (65% são sedentários), o excesso de peso corporal acompanha a evolução (60% acima do peso), insônia (35%) e aumento do consumo de bebidas alcoólicas (40%). A automedicação com ansiolíticos e hipnóticos (indutores do sono), juntamente com antidepressivos, estão entre os medicamentos mais vendidos. As condições acima fragilizam a imunidade das pessoas.

Para ter ideia da relevância de realizar exames médicos de rotina, cerca de 90% de todos os cânceres têm cura, desde que recebam o diagnóstico a tempo de serem tratados. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico, com tratamentos menos invasivos e maior chance de recuperação plena. Vale relembrar que estudos da Universidade de Stanford indicam que 73% dos óbitos no mundo são decorrentes do estilo de vida inadequado; o fator genético participa com apenas 17% e outras causas (como a violência urbana) com 10%.

Os dados agora divulgados pelas autoridades francesas são fundamentais pois jogam luz na importância da prevenção. A ciência tem reiteradamente afirmado que a melhor combinação de medidas para um estilo de vida que promove saúde e mantêm distante de doenças crônicas é a realização exames preventivos regulares, alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, noites reparadoras de sono, baixo consumo de bebidas alcoólicas e distância do tabagismo.

Desta forma, é possível se conquistar maior qualidade de vida e longevidade com autonomia e saúde.

Saúde é prevenção!

Imagem: Shutterstock