21 jul, 2023

Por Gilberto Ururahy

4º Encontro Científico com a Prevenção: Tecnologia e Transformação Digital

Assim como todas as outras áreas da nossa vida, a Medicina e a Ciência também são afetadas pela evolução tecnológica

Na 4ª edição do Encontro Científico com a Prevenção, que realizamos periodicamente na Med Rio Check-up para atualização e disseminação de conhecimento científico, nos dedicamos sobre um tema premente nos dias de hoje, não apenas na Medicina, mas em todas as áreas da vida contemporânea: a tecnologia e as transformações digitais.

Com o arrefecimento da pandemia de Covid-19, é possível constatar que ela nos deixou dois grandes legados: o primeiro é que depois de assistirmos o crescimento exponencial das doenças crônicas – como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e câncer – nos meses de isolamento social, as pessoas estão cuidando mais da saúde.

O segundo legado da pandemia foi a necessidade de digitalizar nossas rotinas do check-up médico. Sempre se adequando aos novos tempos, a Med Rio, mais uma vez, transforma e atualiza o conceito dos exames periódicos. Antes de realiza-los, os clientes recebem as instruções, de forma confidencial via WhatsApp, além de questionários específicos sobre a saúde do indivíduo, que também devem ser respondidos on-line.

Nas cinco horas de duração do check-up, o cliente realiza exames em doze especialidades médicas, imagens além de análises laboratoriais. Os resultados são acessados a partir do aplicativo da clínica, por meio de senhas, 24 horas úteis, após a realização dos exames. Cada cliente possui um “prontuário digital” e cada exame realizado em qualquer instituição de saúde, pode ser incorporado e arquivado em seus resultados. Trata-se de uma grande segurança para os clientes.

Face o avanço da inteligência artificial e da atualização dos equipamentos médicos que contribuem decisivamente para a precisão dos diagnósticos e na rapidez da transmissão dos resultados, todos os equipamentos estão dimensionados para o uso da tecnologia 5G.

A Med Rio Check-up está plenamente inserida na moderna pauta ESG, que visa preocupações com o meio ambiente, a responsabilidade social e a governança corporativa. No pilar ambiental, a clínica se orgulha de, há muito tempo, ser totalmente digital e não fazer uso de papel; quanto a responsabilidade social, mantemos todo o tipo de comunicação com a sociedade, com a classe médica e com nossos clientes – por meio de livros, colunas na imprensa, spots de rádio – difundindo informação científica; por fim, no que tange a governança, fomos a primeira clínica, ainda em 2016, a desenvolver um Código de Conduta, implementamos o uso adequado da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) junto aos nossos colaboradores que lidam com dados sensíveis e, com apoio de uma respeitada consultoria, promovemos a segurança cibernética em nosso ecossistema de internet.

Quanto a Inteligência Artificial, não há dúvidas que ela agrega mudanças importantes em nossas vidas – positivas e negativas – portanto, buscamos atenuar os riscos e otimizamos as vantagens do uso dessa nova tecnologia para os clientes. Porém, a presença do médico é constante em nossas clínicas: ele jamais será substituído por um recurso virtual.

Com o resultado dos exames em mãos, depois de conhecer bem o cliente, desenvolvemos programas de saúde individuais, em consulta pós-check-up via telemedicina, para combater os fatores de risco apresentados inicialmente.

Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e promoção da saúde, recebemos para check-ups médicos 250 mil clientes, homens e mulheres de 40 nacionalidades. A partir destas consultas, constatamos em nosso banco de dados que 65% dos clientes que nos chegam são sedentários, 60% estão acima do peso, 50% tem HDL-Colesterol baixo, 35% convivem com esteatose hepática, 20% são hipertensos, 35% insônia e 20% são obesos.

O estilo de vida pouco saudável está por trás deste preocupante cenário. Portanto, o melhor antídoto é a prevenção: alimentação equilibrada, sono reparador, prática regular de atividades físicas, evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcóolicas além, claro, da realização de exames periódicos.

Acreditamos firmemente que nossa forma de trabalho é o melhor caminho na busca pela longevidade com autonomia.

Saúde é prevenção!

Imagem: (Divulgação/Reprodução)