21 jul, 2023
Por admin
O fenômeno e a evolução da Barbie
Quando eu era criança, sonhava ter uma Barbie.
Era de família simples e ganhava no Natal os brinquedos usados que os vizinhos davam para minha mãe. Ela fazia um embrulho lindo e dizia que Papai Noel deixou na árvore. Era o máximo.
Uma vez ganhei um trenzinho. Queria mesmo uma Barbie, mas fiquei feliz mesmo assim.
Um outro ano, ganhei uma Susie negra. A Leticia era linda e eu brincava muito com ela. Já tinha uma Susie de cabelos ruivos e as duas eram melhores amigas no meu mundo de criança.
Sonhava em ter uma Barbie loira para compor as “Três Panteras”, mas me conformava em brincar com a de uma amiga, cujo pai era piloto e trouxe dos EUA.
Grandes marcas, grandes sonhos de consumo.
Dei muitas Barbies para minhas filhas. A Barbie princesa com roupas idealizadas, a Barbie independente veterinária, a casa, a piscina e os luxos da Barbie.
A Barbie gerou muitas conversas na adolescência das minhas filhas. Padrões de beleza, “white people problems” e futilidades.
Num protesto contra um símbolo que não tinha representatividade na minha casa e que não dava conta da visão de mundo das minhas filhas – militantes fiéis da quebra de esteriótipos – a cor rosa foi abolida das nossas vidas.
A Barbie refletiu mudanças na sociedade, embora pareça ter iniciado um pouco tarde. Eu já tinha a Susie negra quando a 1ª Black Barbie foi lançada em 1980.
A Barbie evoluiu enquanto a Mattel estava conectada com as mudanças da sociedade contemporânea. Hoje traduz diversidade, acessibilidade e inclusão, mudanças na moda e cultura, empoderamento feminino e quebra de estereótipos de gênero com Barbies nas áreas tradicionalmente masculinas, como ciência, tecnologia, esportes e liderança.
Os memes do lançamento do filme não param de pipocar nas redes sociais. Aqui em casa o fenômeno não podia ser diferente.
Minha filha, agora estudante de Comunicação e não mais adolescente, remexia no meu armário. Eu sempre gostei de rosa e resisti ao boicote à cor. Ela juntou umas roupas minhas e se aprontou para o grande lançamento. A foto abaixo mostra a animação para assistir ao filme.
Quem está ansiosa agora sou eu. Quero saber a opinião dela e das amigas sobre o filme do ano e pegar o gancho para debater pautas importantes.
Ponto para a Mattel e toda a indústria da Barbie.
E você? O que acha do fenômeno Barbie e da evolução da boneca?