24 nov, 2023

Por Angela Vega

Júpiter: o que podemos aprender com essa qualidade planetária?

Seguindo nossa viagem pelas qualidades planetárias, nesse artigo, abordaremos Júpiter. Como já escrevemos anteriormente, segundo a Antroposofia, as qualidades anímicas planetárias são a expressão do macrocosmo no microcosmo. São manifestadas primeiramente entre os 14 e 21 anos e podem ser desenvolvidas ao longo da vida.

Trazendo o ritmo dos dias da semana, em inglês, a palavra Thursday usada para a quinta-feira, significa o Dia de Thor, deus dos trovões na mitologia norueguesa, que era equivalente a Júpiter. Podemos também dizer que a palavra Jueves (espanhol) e Jeudi (francês) tem sua origem no latim Dies Jovis, dia de Júpiter. A árvore é o bordo (maple tree, em inglês), a cor é laranja, o cereal é o centeio, o metal é o estanho e o órgão é o fígado.

Quais os potenciais presentes em Júpiter? O tipo jupiteriano é considerado “o pensador”, possuindo visão global sem se interessar pelos detalhes. É capaz de estruturar seu mundo de ideias em sistemas e teorias. Disciplinado, mostra superioridade e liderança. Sua forma de pensar harmoniosa domina o sentir e o agir. Tem facilidade de fazer sínteses, chegando à imagem do todo, ao conceito.

Em sua forma de sentir é calmo e equilibrado, possui metas elevadas; e está disposto a fazer sacrifícios se estes levarem à harmonia.

Para agir, busca ambientes que estejam organizados e harmoniosos. Apresenta liderança inata e é capaz de perceber o grupo, aproveitando o potencial de cada pessoa. Vive no presente e age no momento e no tempo certos. Sabe transformar a experiência de vida em sabedoria.

Pela visão sistêmica e capacidade de liderança, o tipo jupiteriano será bem-sucedido como empresário, líder, sacerdote, filósofo, matemático ou juiz. Como personalidades que apresentam essa qualidade, podemos citar o poeta e dramaturgo Johann Wolfgang von Goethe e o filósofo Aristóteles.

No livro “O Foco Triplo – Uma Nova Abordagem para a Educação”, Daniel Goleman e Peter Senge propõe que a liderança desenvolva 3 focos: conhecer a si mesmo (foco interno: autoconhecimento), conhecer o Outro (sintonia com outras pessoas: empatia) e conhecer o mundo (foco externo: compreender o mundo mais amplo). Trabalhar as qualidades de Júpiter compreende desenvolver a visão sistêmica que nos levará a ver o todo e as partes. Observar o macro (visão generalista) e o micro (visão especialista) são complementares.

A qualidade jupiteriana pode ainda ser desenvolvida ao experimentar assumir a liderança onde for necessário. E, se você é líder, exercite essa qualidade ao pensar na distribuição de projetos na sua equipe, levando em conta o potencial de cada pessoa. Júpiter também nos inspira a organizar e ordenar para alcançarmos nossos objetivos.

Para sua reflexão:
. Onde sua liderança está sendo solicitada?
. Quais são os seus projetos que se beneficiariam da aplicação das qualidades jupiterianas?

Para saber mais:
. Justo, Angélica A. As qualidades anímicas planetárias. São Paulo: Antroposófica. 2021.
. Coletânea Aconselhamento Biográfico: o que é, para quem e como acontece. São Paulo: Reality Books. 2023.
. Foco triplo: caminho para desenvolver a liderança. Acesse aqui
. O que podemos aprender com as qualidades planetárias? Acesse aqui
. Imagem: HeungSoon por Pixabay