12 jan, 2024

Por Maria Helena Carneiro

Esse é um post da vida real, o balanço do seu e do meu 2023

Muitos aqui celebram um 2023 de sucesso. Acho ótimo, temos que celebrar as conquistas. Mas para mim, 2023 foi diferente dos últimos 30 anos. Transitei por lugares em que nunca pisei antes. E você?

É muito fácil estar num momento de sucesso, estar empregado ou no auge profissional. Mas a vida de verdade não é a tal vida perfeita das redes sociais. Difícil é estar desempregado, é quebrar, é ter feito escolhas ruins, é não ter dinheiro para as contas.

Mais difícil ainda é sentir uma dor interna, um sentimento de inadequação com você mesmo. Lá no fundo.

O meu recado é para você que acha que não teve o sucesso almejado.

Enxergue suas pequenas vitórias, conquistas e prazeres de 3 formas:

1.    Deixe para trás um monte de coisa: Eu fui furtada, fiquei doente, recebi muitos nãos. Perdi a minha gatinha. Ganhei menos do que mereço. Paguei mais do que gostaria. Cortei custos. Vi o ciclo da vida girar: o peru de Natal veio das cestas das empresas em que minhas filhas trabalham.

2.    Olhe para o processo: Tive uma produção criativa e intelectual intensa. Toquei novos projetos. Estudei muito, mergulhei em áreas do conhecimento nada exatas. Escrevi. Fui reconhecida. Fiz novos contatos profissionais.

3.    Pense no que é essencial: Ouvi muito, histórias tristes e duras. Senti que pessoas precisavam de acolhimento. Fiz viagens incríveis com quem amo. Dancei com o corpo e a alma. Investi em espiritualidade. Participei de um clube de leitura feminino. Fiz um novo esporte. Fiz novos amigos. Fortaleci os laços com os antigos.

Encerre seu balanço com generosidade. Especialmente nós, mulheres, que nos cobramos tanto.

Pense e compartilhe comigo uma realização de 2023. Lembre que estar aqui viva para contar sua conquista já te faz encerrar um 2023 grandioso.

Vamos juntos (e principalmente juntas) em 2024.