07 fev, 2024

Por Maria Helena Carneiro

As dicas mais importantes para quem está procurando um novo emprego em 2024

E o por que a minha foto de noiva aqui?

Gosto de falar sobre a minha experiência, meus aprendizados. Algo que vivi, senti, errei ou conquistei. Algo bem autoral, sabe? Leia até o fim para entender.

2024 chegou! E com ele, novas oportunidades:

1.  Seja positivo: Depois de pular ondinhas, receba o novo ano com garra, vontade, energia e confiança. Tenha paciência e trabalhe incansavelmente por e para você.

2.  Tenha constância: Em monitorar as oportunidades, em se atualizar e em investir na sua marca pessoal.

3.  Esteja presente: Coloque suas competências à disposição. Qual o seu diferencial? Mostre nos contatos que fizer, nas entrevistas e nos conhecimentos que compartilha por aqui.

4.  Tenha uma meta: De networking. 2 pessoas/ dia? 4 pessoas/ semana? Amplie sua rede, converse com mais gente, mostre suas expertises e o que busca.

5.  Cuide da IA: As palavras-chave do seu Linkedin e CV estão adequadas? Os algoritmos precisam te identificar. Verifique os requisitos da plataforma de empregos e o formato que deve ter o CV. A inteligência artificial pode ser aliada ou algoz.

6.  Esteja em movimento: o que tem feito enquanto busca uma oportunidade? Você se reciclou? Experimentou algo novo? Foi voluntário em uma ação social? Fez viagem para aprimorar um idioma? Fez cursos on-line gratuitos? Que livros leu? Ampliou seu repertório? Continue ativo e invista no seu desenvolvimento.

7.  Cuidar da saúde mental: o janeiro branco está aí. O que você tem feito para se sentir melhor? Como está seu bem-estar emocional?

8.  Contrate um profissional: Se você precisa de orientação para fazer um storytelling bacana da sua carreira e turbinar seu Linkedin, peça ajuda.

E você? Compartilhe comigo o que fazer para ter um novo emprego em 2024.

A Maria Helena noiva da foto não sabia o que a esperava. Foi demitida ao voltar da lua de mel. Estava cheia de contas para pagar. No início, só chorava. Depois recuperei o fôlego e construí muitas boas histórias profissionais.

Olhe para seu eu da foto de hoje e pense que em breve, você vai contar uma nova história de carreira.

Boa sorte! Feliz 2024 para todos nós.