28 fev, 2024

Por Angela Vega

Mercúrio: o que podemos aprender com essa qualidade planetária?

Neste texto, retomamos nossa viagem apresentando a qualidade anímica planetária de Mercúrio. Podemos relembrar que, segundo a Antroposofia, essas qualidades são a expressão do macrocosmo no microcosmo e se manifestam inicialmente no ser humano entre os 14 e 21 anos de idade. Elas podem ser desenvolvidas ao longo da vida e o objetivo deste artigo é trazer insights para você.

A árvore relacionada à qualidade mercurial é o olmo, a cor é o amarelo, o cereal é o milho, o metal é o mercúrio, o órgão são os pulmões e o dia da semana, a quarta-feira.

A palavra em inglês para quarta-feira é Wednesday, considerado o dia do deus germânico Woden, mais conhecido como Odin, deus da mitologia nórdica e dos anglo-saxões. Em outras línguas,  a associação com o latim Dies Mercurii, dia de Mercúrio, é mais direta, como no espanhol, Miércoles, ou no francês, Mercredi.

Quais os potenciais presentes na qualidade mercurial? Agilidade, movimento, flexibilidade e adaptação. Na mitologia grega, Hermes era considerado o mensageiro dos deuses. O tipo mercurial possui um pensar combinatório associativo e inteligência viva. Por ser curioso, seu interesse por diferentes assuntos pode trazer dificuldades de concentração. Argumenta bem e é criativo, por conta do pensamento associativo. Possui boa memória, inclusive dos detalhes. Fala bastante e tem presença de espírito. Relaciona-se bem com todos, mas na superficialidade, pois não faz vínculos profundos. Gosta de estar ao ar livre, de esportes e de viajar. Não aprecia a rotina. Para ser útil, improvisa e inventa.

Os tipos mercuriais podem ser encontrados entre comerciantes, guias turísticos, médicos, mediadores, comunicadores, detetives, palhaços e artistas. Como exemplo de personalidades, podemos citar o músico e compositor Wolfgang Amadeus Mozart; e o teólogo e médico Albert Schweitzer.

A presença da qualidade de Mercúrio traz o foco para a inovação. Precisa se livrar da estagnação, trazer movimento para seus processos e projetos? Traga a qualidade mercurial para sua vida. Por exemplo, escolha percursos menos comuns para ir e voltar do trabalho; ou ao fazer sua caminhada ou corrida. Viaje para locais diferentes, e descubra novas paisagens. Considere buscar ideias para projetos ou soluções, em locais e atividades não usuais para você. Desafie-se a visitar museus, ir a exposições, escolher filmes e peças de teatro, que não seriam de sua preferência imediata. Como experiência pessoal, ao assistir o ballet Romeu e Julieta, surgiram várias ideias interessantes para um projeto que eu coordenava.

Desenvolva sua qualidade mercurial exercitando a criatividade, a curiosidade, a flexibilidade e a capacidade de transformação de suas crenças. Um passo por vez para criar uma mudança duradoura…

Para sua reflexão:
. Como posso aplicar a qualidade mercurial em meus projetos?
. Quais atividades posso incluir na minha vida para criar movimento?

Para saber mais:
Justo, Angélica A. As qualidades anímicas planetárias. São Paulo: Antroposófica. 2021.
Coletânea Aconselhamento Biográfico: o que é, para quem e como acontece. São Paulo: Reality Books. 2023.
O que podemos aprender com as qualidades planetárias?, acesse aqui
Imagem de 12019 por Pixabay