15 mar, 2024

Por Gilberto Ururahy

Saúde a bordo: 12 dicas na hora (e depois) de viajar de avião

Viajar de avião se tornou algo bastante comum para a maioria das pessoas. O que antes era símbolo de status, com o passar dos anos se tornou um meio de transporte rápido e cômodo. De um modo geral, viajar de avião costuma ser uma experiência agradável e sem maiores intercorrências.

De todo modo, é sempre bom estar atento a algumas orientações para aproveitar ainda mais a viagem, sem contratempo de saúde:

. Antes de embarcar, faça um check-up médico para ter certeza que a saúde está em perfeita condição. Isso trará ainda maior tranquilidade nas férias.
. Escolhido o destino, o primeiro passo é verificar os avisos e as restrições de viagem. Isso traz alertas sobre quaisquer surtos de doenças ou precauções de segurança adicionais.
. Dependendo do destino, a caderneta de vacinação precisa estar em dia.
. Se for usar apenas a mala de mão, certifique-se de que ela tenha tudo o que você pode precisar a bordo: medicamentos, formulários de identificação e documentos de viagem.
. Mantenha-se hidratado. Muitos aeroportos possuem pontos de hidratação. Leve uma garrafa vazia para abastecê-la sempre que preciso.
. Leve consigo os medicamentos receitados pelo seu médico em quantidade suficiente para toda a viagem. Assim, estará preparado caso sua bagagem seja extraviada. Pense em ter um pouco mais para o caso de o seu retorno atrasar.
. Se tiver alguma condição crônica, leve na sua carteira ou identifique no celular (como contato favorito) o nome e o número do seu médico para casos de emergência. Vale levar um resumo do seu histórico médico e ter uma pessoa de confiança para acessar o seu último check-up.
. Antes de voar, coma de forma saudável e mantenha-se hidratado. Alimentos nutritivos em um aeroporto podem ser difíceis de encontrar e os voos podem ser longos ou atrasar. Previna-se.
. A pressão do ar no avião pode mudar durante o voo. Ela é maior durante a decolagem e o pouso. Nessa hora, mascar chiclete ou comer algo ou beber água ajuda a prevenir a dor de ouvido. Se estiver viajando com um bebê, experimente alimentá-lo ou usar chupeta para estimular a deglutição.
. Passageiros fumantes, grávidas, acima do peso ou que passaram recentemente por uma cirurgia ou têm doenças cardíacas ou câncer correm maior risco de coágulos sanguíneos ou trombose durante o voo. Converse com o seu médico a respeito dos cuidados que deve tomar. As sugestões geralmente incluem o uso de roupas confortáveis, bem como meias de compressão. Levante-se uma vez a cada hora de voo para caminhar ou relaxar os músculos, se puder. Se isso não for uma opção, pode exercitar os músculos enquanto sentado. Informe-se com seu médico se deve tomar aspirina ou um anticoagulante antes de voar.
. Voar em grandes altitudes deixa o ambiente a bordo muito seco. Por isso, é importante se manter hidratado com água. Evite bebidas com cafeína ou álcool, que aumentam a desidratação.
. Depois da viagem, se for para o exterior, terá que lidar com o jet lag, quando o relógio biológico do corpo fica fora de sincronia. Para reduzir os efeitos do cansaço e a dificuldade de concentração, ajuste-se ao novo fuso horário seguindo os horários locais de dormir e comer o mais rapidamente possível. Descanse e evite beber álcool. Coma de forma equilibrada, sem excesso, tente praticar algum exercício leve e, se necessário e com orientação médica, use melatonina por poucos dias para regular o sono.

Imagem: (Shutterstock/Reprodução)