05 abr, 2024

Por Angela Vega

Aconselhamento biográfico: o processo que leva você a (re)visitar e (re)conhecer sua história de vida

“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente.”

(Soren Kierkegaard)

O aconselhamento biográfico é um caminho de autoconhecimento, com base na maior riqueza que cada um de nós possui: a própria história de vida. A trajetória, os acontecimentos, os sentimentos, os relacionamentos, os encontros somam-se para compor a sua biografia.

De onde surgiu a visão da biografia humana? Bernard Lievegoed, psiquiatra, estudou várias abordagens que tratavam de entender a vida humana, dividindo-a em fase ou ciclos. Com base na visão antroposófica, apresentada em palestras por Rudolf Steiner, Lievegoed sistematizou e organizou as fases da vida em setênios (ciclos de sete anos) e seus ritmos.

Podemos dizer que, apesar da singularidade de cada biografia, todos os seres humanos compartilham de um conjunto de leis universais. No Brasil, a Dra. Gudrun Burkhard criou a metodologia biográfica que embasa o trabalho de aconselhamento biográfico.

A formação para atuar como aconselhador biográfico começou no final dos anos 1990 e o profissional era chamado de biógrafo. Em determinado momento foi necessário diferenciar o trabalho biográfico do trabalho de quem escrevia biografias. Surgiu então a denominação como aconselhamento biográfico no sentido de ser o profissional que acompanha o/a cliente a aprofundar-se em sua história de vida, por meio das leis biográficas e dos ciclos de desenvolvimento. Essas leis envolvem a constituição física, os temperamentos, as qualidades anímicas, os ritmos, as crises, os ciclos. Nossa história de vida influencia profundamente a nossa identidade, as nossas escolhas e os desafios atuais. Durante o aconselhamento biográfico, a pessoa é convidada a revisitar e refletir sobre eventos significativos em sua vida, desde a infância até o presente, a fim de entender melhor seus padrões de comportamento, questões emocionais e dilemas pessoais. Esse processo de autoconhecimento pode ajudar a pessoa a ganhar insights sobre si mesma, a encontrar significado em suas experiências e a desenvolver estratégias para lidar com desafios futuros.

Segundo a Associação Brasileira de Aconselhadores Biográficos (ABAB), existem diversas abordagens e formatos para a realização do trabalho biográfico. Após a pandemia do Covid-19, os trabalhos que eram principalmente presenciais, passaram a ser oferecidos também de forma on-line. Dentre as modalidades, podemos citar o atendimento individual e os biográficos em grupo, sendo que nos dois existe a análise por setênios (sete anos) e o compartilhamento da biografia, juntamente com atividades artísticas complementares. O benefício do trabalho biográfico em grupo é o aprendizado com as trocas, ao entrar em contato com a biografia dos outros participantes. Existe ainda a abordagem terapêutica, indicada para pessoas que estão em processos de tratamento médico e queiram compreender o sentido da doença em sua vida. Deve ser realizada preferencialmente, por um aconselhador que seja um profissional da área de saúde. No aconselhamento biográfico temático, o trabalho é realizado em torno de perguntas com foco nas fases da vida; sendo exemplos de temas: casais; homem-mulher; relacionamentos; dinheiro e patrimônio; transição de carreira; preparação para a aposentadoria; dentição etc. Existe ainda uma abordagem direcionada a empresas, instituições e grupos, que envolve a biografia da própria empresa ou instituição, a sucessão familiar, carreiras, trabalhos setoriais e intersetoriais, formação de equipes, dentre outros. Essa abordagem pode ser desenvolvida para o primeiro, segundo ou terceiro setor.

Olhar a vida sob o prisma das leis do desenvolvimento da biografia humana pode nos trazer insights valiosos para pensar nos próximos passos de nossa vida:
– Recordando (cor, de coração) os fatos e os sentimentos que estiveram presentes nas fases da vida, com autocompaixão e com amor, apoderando-se das realizações e dos encontros;
– Ressignificando o passado a partir de um novo olhar para as situações e os relacionamentos;
– Resgatando potenciais e sonhos, que poderão ser usados como inspiração para novas atividades, novos negócios, novos hobbies.

Referências:
BURKHARD, Gudrun. Tomar a vida nas próprias mãos: como trabalhar na própria biografia o conhecimento das leis gerais do desenvolvimento humano. Antroposófica, 2000.
BURKHARD, Gudrun. Bases antroposóficas da metodologia biográfica: a biografia diurna. Antroposófica, 2002.
LIEVEGOED, Bernardus Cornelis Johannes. Fases da vida: crises e desenvolvimento da individualidade. Antroposófica, São Paulo, 1999.
Site da ABAB, clique aqui
Imagem: Curvas do Desenvolvimento por Milene Mizuta