28 jun, 2024

Por Gilberto Ururahy

Superalimentos: saiba quais são, por que são importantes e onde encontrar

Em um mundo que se alimenta cada vez pior, com uma oferta alarmante de produtos nocivos à saúde, como os ultraprocessados, é preciso chamar a atenção para o oposto, aqueles que trazem muitos benefícios à saúde por seu alto valor nutricional: os superalimentos. Trata-se de uma categoria de alimentos ricos em fitoquímicos e antioxidantes relacionados à redução de riscos de doenças cardiovasculares e cânceres, por exemplo.

Essencialmente composta por vegetais, a lista de superalimentos contempla ingredientes como hortaliças, frutas, grãos e pescados. Repare que a famosa dieta Mediterrânea, reconhecida como das mais saudáveis do mundo, contempla muitos destes alimentos, como castanhas (nozes e amêndoas), azeite, frutas (em especial as vermelhas, como morangos, framboesas e cerejas), legumes e verduras (tomate, brócolis, couve, espinafre), peixes (como salmão, atum e sardinha), sementes e cereais integrais.

É fundamental deixar claro que não existe um alimento “mágico”, que fará bem à saúde por si só, suprindo todas as necessidades do corpo. O açaí, por exemplo, é um fruto brasileiro cheio de antocianinas. Porém, se seu consumo for combinado com frutas, mel, granola e xarope de guaraná, como acontece constantemente, seu valor calórico será elevado, comprometendo a funcionalidade original da fruta. Para além de alimentos isolados, os superalimentos podem ter origem em combinações, como o brasileiríssimo arroz com feijão, rico em proteínas, vitaminas, minerais e fibras.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é fundamental comer ao menos cinco porções de frutas e legumes ao dia (pelo menos 400 gramas) para uma alimentação saudável. De acordo com a instituição, o aumento do consumo de produtos ultraprocessados demanda uma compensação com o consumo de alimentos mais naturais e saudáveis.

No entanto, nada deve ser visto com radicalismos. Também é muito importante dar vasão aos pequenos desejos alimentares, seja churrasco ou uma comida mais pesada. A palavra de ordem, nestes casos, é moderação.

A alimentação saudável é um dos pilares de uma vida saudável. Somam-se a ela a prática de exercícios físicos regulares, noites de sono reparador, consumo moderado de bebida alcoólica e manter em dia os exames médicos.

Saúde é prevenção!

Imagem: Pixabay/Reprodução