13 set, 2024

Por Gilberto Ururahy

Tecnologia, inovação e saúde: o futuro é hoje

O nosso Rio de Janeiro acaba de sediar um evento importantíssimo para quem trabalha em todas as áreas: o Rio Innovation Week mostra que a tecnologia já é uma realidade nos mais diversos campos de atuação profissional. Na Medicina não é diferente. No caso da MedRio Check-up, a digitalização imposta pelos avanços da tecnologia e da inovação significam, além de papel zero em nossas operações, o armazenamento responsável de dados sensíveis dos clientes, atendendo as diretrizes da LGPD, e a entrega de diagnósticos aos clientes de forma mais veloz e eficiente.

Investimentos em equipamentos médicos de ponta e de informática de última geração, além dos investimentos em segurança cibernética, são essenciais. Com o processamento das informações mais rápido e sem fio, será possível criar vários nortes na saúde, como, por exemplo, estatísticas que, via inteligência artificial, irão facilitar e acelerar o processo de transmissão de informações.

Entretanto, quando o tema é saúde (no amplo sentido), devemos estar atentos à essência do ser humano: somos únicos em nossas dimensões. A pessoa é corpo e alma, físico e emoção. A inteligência artificial é baseada em matemática, em números e em algoritmos. O emocional de cada indivíduo está longe desta lógica. As consultas médicas sempre existirão, os exames complementares deverão sempre ser realizados, interpretados e avaliados por médicos. Os clientes deverão sempre ser “ouvidos”, cada vez mais, durante as avaliações médicas. O computador não chora, não ri e é desprovido de emoções.

Há 34 anos no mercado e tendo realizado mais de 250 mil check-ups médicos em homens e mulheres, hoje na MedRio Check-up temos o maior banco de dados a respeito da saúde do executivo que atua no Brasil. Dando prosseguimento à diretriz de nos mantermos sempre atualizados, nos últimos anos adequamos nossas clínicas às necessidades que a tecnologia seguramente exigirá: renovamos todos os equipamentos de informática e implementamos o uso de vários softwares; modernizamos nosso aplicativo móvel e, nossos clientes, através de senhas criptografadas, têm em mãos acessos aos seus resultados e exames que, em caso de emergência médica, podem ser fundamentais; desenvolvemos um prontuário médico digital para nossos clientes; digitalizamos todas as nossas rotinas, com absoluta segurança cibernética; estamos 100% integrados à pauta ESG; fomos a primeira clínica do Brasil a desenvolver o próprio Código de Conduta, ainda em 2016, que serve de guia para nossos colaboradores; acrescentamos equipamentos médicos de última geração; em parceria com uma grande empresa de consultoria, implementamos a segurança cibernética em nossos ambientes de trabalho e adequamos nossas equipes que manipulam dados sensíveis de clientes à LGPD.

Hoje, utilizamos a telemedicina, da forma mais adequada para nossos serviços no pós check-up médico e geramos ganhos para nossos clientes. Mas acreditamos que o início das operações da tecnologia 5G no mercado faz com que a telemedicina alcance um outro patamar de uso e permita um atendimento remoto bem mais abrangente e rápido.

Assim, após o check-up médico realizado, de posse dos dados dos exames de cada cliente, por telemedicina, juntamente com nossos médicos, desenvolvemos programas de promoção da saúde de cada um, gerando foco na prevenção e não na doença. O nosso objetivo principal é a manutenção do bem-estar e da longevidade com autonomia de cada indivíduo.

Não temos dúvidas em afirmar que tecnologia e inovação agregaremos mais valores para nossos clientes em rapidez, performance, gerenciamento de dados, apoiando nossas ações voltadas para a prevenção e para a promoção da saúde.