04 out, 2024
Por Maria Helena Carneiro
Cultura de Cuidado: Saúde Mental e Trabalho
Fiz uma palestra especial em comemoração ao Setembro Amarelo, abordando o tema “Cultura de Cuidado: Saúde Mental e Trabalho”. Nosso objetivo foi sensibilizar os colaboradores da empresa sobre a importância de cuidar da saúde mental, destacando que transtornos mentais são questões sérias, que afetam o bem-estar individual, a motivação e o progresso emocional ou produtivo, muitas vezes, evitamos esse assunto — seja por medo, vergonha ou simplesmente falta de informação.
Discutimos estratégias para prevenir e reduzir a ansiedade e a depressão no ambiente profissional, além de promover a saúde emocional por meio de recursos psicológicos, sociais e organizacionais.
O mundo contemporâneo é complexo, frágil, ansioso, não-linear e imprevisível. Estamos o tempo todo ligados, conectados, plugados, com excesso de estímulos, informações e impulsos. Com uma hiperatenção, olhamos tudo, mas não nos profundamos em nada.
Para sairmos do estado de “definhamento” e atingirmos o “florescimento” — um estado de saúde mental ótima, onde nos sentimos felizes, realizados e emocionalmente saudáveis, como bem explica Adam Grant — penso que é fundamental entender as transformações no mundo do trabalho, fomentar a colaboração e investir no autoconhecimento para encontrar equilíbrio.
A OMS define saúde mental como um estado de bem-estar em que o indivíduo é capaz de desenvolver suas habilidades, lidar com os desafios da vida e contribuir com sua comunidade. Promover uma cultura de respeito e solidariedade em torno da saúde mental é, portanto, uma responsabilidade compartilhada.
Ter saúde mental não significa apenas a ausência de “doença mental”, mas sim a verdadeira sensação de bem-estar e equilíbrio.
Para finalizar, uma reflexão que trouxe da minha aula de yoga: “Desacelerar é mais difícil do que acelerar.” Muitas vezes, estamos tão imersos na correria diária que esquecemos de parar e contemplar o presente. Precisamos cultivar momentos de pausa para preservar nossa saúde mental, entre muitas outras estratégias. Para as empresas, é fundamental que estejam atentas a promover a continuidade e a integralidade do cuidado com seus colaboradores.
Você já pensou sobre como pode contribuir para uma cultura de cuidado com a saúde mental? Compartilhe aqui.
💡 Transformo conhecimento em resultados na educação e na . carreira
🎯 Foco em pessoas, e desenvolvimento humano. saúdemental