11 abr, 2025

Por Maria Helena Carneiro

Você costuma mesmo fazer networking?

Você costuma mesmo fazer networking? Cultiva relações de confiança?

Esta é uma história real sobre vida, trabalho e amizade. Recentemente, visitei a Vibra, uma das maiores empresas de energia do mundo, a maior distribuidora de combustível do país. Foi lá que fiz estágio há mais de 30 anos, quando ainda era a Petrobras Distribuidora.

Fiquei pensando em como cultivar amizades e relações profissionais sólidas e de confiança pode abrir portas valiosas.

Há 30 anos José Maurício O. de Almeida era meu amigo de faculdade. Em determinado momento da carreira, contribuí para que ele entrasse na minha equipe na empresa onde eu trabalhava. Pouco tempo depois, numa reestruturação, fui demitida e ele permaneceu no meu lugar. Nunca fiquei chateada ou deixei que isso abalasse nossa amizade. Ele foi meu padrinho de casamento e eu fui madrinha do dele.

Pois bem, uma vida inteira depois, o Mauricio está hoje na empresa onde comecei minha carreira, abrindo portas para mim, me apresentando novos profissionais incríveis e abrindo espaço para conversas excelentes.
Neste momento, eu estou ampliando minha rede e o Mauricio está mantendo a dele ativa. Em outro momento pode ser justamente o contrário. E assim seguimos, nutrindo relacionamentos que enriquecem não só nossas carreiras, mas também nossas vidas.

Vejo muitas pessoas que não se dedicam a fazer networking, que só aparecem quando precisam de algo ou que sequer lembram dos colegas. Não têm um gesto de gratidão ou lembrança com líderes das antigas empresas que os contrataram.

Lembre-se sempre disso: manter a chama acesa das relações profissionais é essencial. Colocar-se genuinamente a serviço dos outros também. Com esse tipo de networking teremos um mundo do trabalho e uma sociedade muito melhores.

Se você sente dificuldade em criar e cultivar relacionamentos profissionais consistentes, talvez seja o momento de dar atenção especial a esse ponto.
Na minha mentoria de carreira, ensino exatamente como construir e manter um networking autêntico, baseado na confiança e reciprocidade. Vamos juntos fortalecer sua rede profissional para gerar oportunidades reais?