21 dez, 2020
Por Beth Accurso
A tecnologia e a educação corporativa em tempos de pandemia
A pandemia acelerou a digitalização do mundo, mas as soluções para o e-learning nas empresas deve estar aliada à mídia adequada e inteligência
As tecnologias estão interferindo em nossas vidas há um bom tempo. A pandemia certamente enfatizou e acelerou a nossa percepção e necessidade de ferramentas tecnológicas que antes poderiam até mesmo passar despercebidas. O Café com Soluções desta sexta-feira, 2 de outubro, contou com a palestra do gerente de Tecnologias Educacionais do Senac-RS, Sidinei Rossi, que abordou o tema “Tecnologia e a educação corporativa em tempos de isolamento social”.
Conforme afirmou McLuhan em 1964, “as tecnologias se tornam invisíveis à medida que se tornam familiares”. As viagens de avião, por exemplo, levaram 68 anos para ganhar 50 milhões de usuários. Carros, 62 anos e a televisão, 22 anos. “A internet levou sete anos e o Twitter, dois anos. O Pokemón Go? Apenas 19 dias para ganhar 50 milhões de usuários. A velocidade que as tecnologias são incorporadas em nossas rotinas é impactante e a pandemia acelerou ainda mais. Estamos dependentes da internet”, afirmou Rossi. Na América do Sul, 73% da população utiliza a rede e no Brasil são 215 milhões de assinantes, ou seja, número que ultrapassou a população (211 milhões) brasileira. “E gastamos, em média, nove horas e 29 minutos na internet por dia. Conforme pesquisa da Hotsuit, com dados de julho de 2020, o papel do digital em ajudar as pessoas a superarem os obstáculos impostos pela Covid-19 apontou que 83% utilizam a rede para buscar ajuda com os lockdowns relacionados à pandemia; 76% para ajuda com a educação dos filhos; 74% para se manter em contato com amigos e familiares e 67% para auxílio nas questões de trabalho. Inclusive, 35% das pessoas responderam que pretendem trabalhar de casa no pós-pandemia e que cresceu cerca de 140% os downloads de aplicativos de educação”, disse.
Rossi ainda mostrou que até 2009 o e-commerce era praticamente insignificante e que em 2020 dá um salto para 12,6% de todas as operações de compra. “A penetração da tecnologia está em alta e o cenário digital cresce exponencialmente. A adoção de tecnologias é inegável e não há mais volta. É a salvação na pandemia. A Covid-19 foi catalisadora para o uso de tecnologias e o futuro é digital. Como disse Vladimir Lenin, há décadas em que nada acontece; e há semanas em que décadas acontecem”.
O expert em soluções tecnológicas destaca que a tecnologia oferece as ferramentas e máquinas que podem ser usadas para resolver problemas do mundo real, mas que precisam estar aliadas à mídia e inteligência para que as soluções aconteçam e atinjam as pessoas. “Na pandemia, muitas empresas estão investindo em tecnologias de learning corporativo. O mercado global de e-learning corporativo deve crescer US$ 38,09 bilhões durante 2020-2024 de acordo com a pesquisa da Technavior. Porém, é preciso que as organizações levem em conta o que faz sentido para seu público, pois a escolha errada do ambiente de aprendizagem e da ferramenta pode comprometer o projeto”, alertou Rossi.
Microlearning, rapid learning, realidade aumentada, gamificação e ferramentas para webconferência/webinar, para vídeos e capturas de tela e podcast, Mapa Mental, compartilhamento de ideias, Quiz, E-book, Infográficos e Nuvem de Palavras foram indicadas por Rossi que também deu dicas de cursos remotos e de leitura. “É uma excelente oportunidade para reaprendermos muitas coisas, aproveitar melhor as tecnologias disponíveis. Esse deve ser o legado deste cenário que estamos vivendo”, finalizou.
Fonte: http://fecomercio-rs.org.br/2020/10/02/a-tecnologia-e-a-educacao-corporativa-em-tempos-de-pandemia