08 dez, 2022

Por Maria Helena Carneiro

Da série VULNERABILIDADES no mundo corporativo: Estresse

Eu pequei. Ou seria mais leve falar, “vesti a carapuça”? Seria uma frase mais brasileira, tipo Saci-Pererê com valorização da nossa cultura para falar de um pecado – ops! – erro que cometi no mundo corporativo. Eu contagiei pessoas ao meu redor com estresse.

O ESTADÃO publicou uma pesquisa sobre a seguinte pergunta: O estresse é contagioso? O neurocientista Tony W. Buchanan da Universidade de St Louis pesquisou pessoas que simplesmente observavam o estresse de outras e constatou que os níveis de cortisol delas aumentou. Como se o estresse fosse um vírus.

Eu lembro que eu deixava a moça que trabalhava na minha casa com olhos esbugalhados e, certamente níveis mais altos de cortisol, toda vez que eu fazia uma viagem internacional em família. Eu ficava estressada com a possibilidade de esquecer remédios, malas, seguros, mamadeiras ou crianças e devia contaminar o quarteirão inteiro.

Eu tive uma liderança, que em determinado tipo de evento, ficava muito nervosa e estressada por coisas bem pequenas e irrelevantes. É claro, que o vírus contaminava toda a equipe. A gente já esperava no calendário o vírus do estresse.

“Choques frequentes de estresse são corrosivos para o corpo e a reprodução”, diz a matéria.

E você, lembra de algum momento em que foi propagador do vírus estresse no ambiente de trabalho?

Na minha humilde visão de executiva e futura estudante de neurociência, a solução está sempre primeiro em olhar para dentro. Primeiro percebendo seus pensamentos e sentimentos tentando entender e reconhecer que você está estressada para então atuar na causa e amenizar o excesso.

O estresse em determinada medida é útil para o ser humano. Nos coloca em ação, tem a ver com o senso de proteção da vida inclusive.

Atire a primeira pedra se você não tem pecados. Vamos juntos encarar nossas vulnerabilidades e combater o vírus do estresse no trabalho.

Fonte:
. https://www.estadao.com.br/ciencia/o-estresse-pode-se-espalhar-como-um-virus-pesquisas-com-animais-dao-pistas/
. Imagem: pexels.com