26 jan, 2023
Por Maria Helena Carneiro
Já li meu primeiro livro de 2023 e você?
Dia 7 de janeiro se comemora o Dia do Leitor. A data é uma homenagem ao jornal “O Povo” do Ceará, fundado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista brasileiro Demócrito Rocha.
Ler é um bom exercício para a mente. Te faz viajar, instiga a imaginação, aumenta seu repertório, traz prazer, estimula a criatividade, faz melhorar a escrita e a comunicação oral, contribui para análise crítica, te atualiza, exercita a cognição. Faz aprofundar e não ficar na camada rasa que o mundo contemporâneo infelizmente está.
O livro é um bom amigo nos momentos de solidão, transforma pessoas que transformam o mundo. Emociona, faz rir. Faz de você alguém melhor.
Se você não gosta de ler, saiba que a prática da leitura pode ser treinada. Você pode desenvolver esse hábito. Separe um horário para leitura todo dia. Ter metas de leitura também é interessante (10 páginas por dia, por exemplo). Ler livros com objetivos predeterminados ajuda a engajá-lo na leitura. Eu não consigo ler sem uma caneta marca-texto do lado. Inclusive, no Amazon Kindle, adoro marcar as ideias centrais ou aprendizados que são importantes para mim.
Uma empresa me pediu recentemente para incluir no seu EAD mais vídeos, pois os colaboradores tinham pouco hábito de ler. Uma outra, de origem americana, comentou que a mesma plataforma com leitura nos EUA funcionava bem e, no Brasil, os funcionários pediam mais vídeos e menos texto.
Claro que o vídeo tem inúmeros benefícios e é o meio queridinho do brasileiro, mas vamos estimular a leitura? Dar livros de presente, pertencer a comunidades de leitura e atuar em projetos sociais estimulando a leitura pode ser uma boa forma de criamos novos leitores.
Nas fotos abaixo, reuni alguns livros que estou lendo atualmente (sim, eu adoro ler vários livros ao mesmo tempo!) e outros que ainda quero ler. Minha filha sempre comenta nervosa que vivo comprando livros e que ainda tenho muitos na prateleira para ler. Esse é um problema bom.
Não sei quem é o autor da frase “A felicidade é uma pilha de livros não lidos!”, mas ela é perfeita e me define.
Compartilhe sobre seus hábitos de leitor. Quais livros você leu para sua carreira que foram fundamentais? Quais gostaria de ler?
Desejo que seu 2023 seja de muita leitura.