13 fev, 2023

Por Maria Helena Carneiro

Líderes Disfarçados

Linda e necessária publicação, O Futuro das Coisas. Entendo que muitas vezes a gentileza no mundo corporativo parece disfarçada. Na minha visão, é perigoso.

Vou chamá-los de Líderes Disfarçados. São líderes que falam de forma mansa, se dizem empáticos, mas que de fato mantêm distância, não sabem (e nem querem saber) do momento de vida do liderado, não estão atentos às necessidades humanas e não se conectam com suas dores.

São líderes que parecem estar disponíveis, mas não ouvem. A escuta ativa pressupõe que você deve ouvir o outro sem julgamentos. Você conhece um líder que pega o celular e se desconecta do que o outro enquanto ele está falando?

Líderes Disfarçados são insensíveis às necessidades do outro, não contribuem ou ajudam na transformação que o liderado precisa fazer. Não estão à serviço da equipe. São autocentrados e pensam nas suas necessidades e seus objetivos apenas.

Hoje se fala muito sobre a liderança servidora. São líderes que têm humildade, paciência, altruísmo, gentileza, honestidade e são comprometidos com o desenvolvimento e o crescimento do liderado. São centrados em ensinar. Compartilham o poder e não são centralizadores. O verdadeiro líder é aquele que prepara outro para o seu lugar.

Líderes Disfarçados dão muitos feedbacks, mas só pontuam coisas negativas. Muitas vezes o fazem na frente de outras pessoas da organização e sequer percebem como o liderado sai dali arrasado, envergonhado e triste. Líderes que não sabem elogiar, celebrar e não contribuem para a carreira do liderado. Líderes que fogem do contato visual e são capazes de dar feedback com a câmera fechada.

Líderes Disfarçados se importam com os objetivos de curto prazo, com a própria remuneração variável, trabalham pela sua própria agenda e não para aquela que é para o bem comum da empresa. Eles dividem o poder, causam estrago na equipe e gostam de compartilhar apenas parte da informação.

Esses líderes não são capazes de cuidar de pessoas, mas podem parecer gentis. São Líderes Disfarçados de Gentileza.